segunda-feira, 26 de maio de 2014

Roland Garros 2014 e seu dia 2 de competição

Como ontem, de acordo com a regra do blog quando se tem cobertura só se tem postagem dela, começamos a falar de Roland Garros nesse começo de semana.
Antes da gente falar de hoje, só queria poder citar o que rolou ontem em Paris onde não tivemos grandes surpresas por lá tirando eliminações da Kirilenko e da Schiavone no feminino já de cara e até teve Federer ganhando, Serena e os principais tenistas do circuito feminino e masculino vencendo na chave.
Dito isso, vamos ao resumo de hoje com opiniões, placares e tudo mais por aqui!!



MASCULINO
Primeira rodada
[1] Rafael Nadal (ESP) v. [C] Robby Ginepri (EUA), 6/0 6/3 6/0
[2]Novak Djokovic (SER) v. João Sousa (POR), 6/1 6/2 6/4
Martin Klizan (ESL) v. [9]Kei Nishikori (JAP), 7/6(4) 6/1 6/2
[14]Fabio Fognini (ITA) v. Andreas Beck (ALE), 6/4 6/4 6/1
[17]Tommy Robredo (ESP) v. [Q]James Ward (GBR), 4/6 6/4 6/2 6/4
[18]Ernests Gulbis (LET) v. Lukasz Kubot (POL), 4/6 6/4 7/5 6/1
[25]Marin Cilic (CRO) v. Pablo Andujar (ESP), 6/0 6/3 7/6(6)
[26]Feliciano Lopez (ESP) v. Damir Dzumhur (BIH), 6/3 7/6(8) 6/3
[27]Roberto Bautista (ESP) v. Paolo Lorenzi (ITA), 6/3 7/5 6/2
[29]Gilles Simon (FRA) v. Ante Pavic (CRO), 6/1 6/1 6/3
Teymuraz Gabashvili (RUS) v. [30]Vasek Pospisil (CAN), 6/4 6/2 6/3
Kenny De Schepper (FRA) v. Albert Montanes (ESP), 3/1 des.
Benoit Paire (FRA) v. Alejandro Falla (COL), 6/3 6/4 7/6(4)
Robin Haase (HOL) v. Nikolay Davydenko (RUS), 7/5 6/4 6/2
Marcel Granollers (ESP) v. Ivan Dodig (CRO), 2/2 des.
Jiri Vesely (TCH) v. Lukas Rosol (TCH), 6/2 7/6(6) 7/5
Tobias Kamke (ALE) v. [Q]Miloslav Mecir (ESL), 7/5 7/6(2) 7/6(1)
Mikhail Kukushkin (CAZ) v. Nicolas Mahut (FRA), 6/3 6/7(4) 6/3 6/4
Jurgen Melzer (AUT) v. David Goffin (BEL), 6/4 5/7 7/5 6/4
Alejandro Gonzalez (COL) v. Michael Russell (EUA), 6/2 6/4 6/7(6) 6/1
Thomaz Bellucci (BRA) v. Benjamin Becker (ALE), 6/2 6/4 3/6 4/6 6/2
Adrian Mannarino (FRA) v. Yen-Hsun Lu (TPE), 6/2 6/1 6/1
[Q]Facundo Bagnis (ARG) v. Julien Benneteau (FRA), 6/1 6/2 1/6 3/6 18/16
Dominic Thiem (AUT) v. Paul-Henri Mathieu (FRA), 6/4 7/6(3) 6/2
Donald Young (EUA) v. Dudi Sela (ISR), 6/1 2/6 6/1 6/0
[Q]Leonardo Mayer (ARG) v. [Q]James Duckworth (AUS), 5/7 6/2 6/4 7/6(2)
Guillermo Garcia-Lopez (ESP) v. [3]Stan Wawrinka (SUI), 6/4 5/7 6/2 6/0





Começamos com a chave masculina e claro vamos destacar o jogo que foi longe e que deu Bagnis em cima do Benneteau em jogo onde parecia não acabar mais e aí o Bagnis no 16 a 16 quebra o saque do Benneteau, saca para o jogo e faz conforme o vídeo no match point aqui que acabei achando: https://www.youtube.com/watch?v=dZDvH9XQd7Q
Sobre as facilidades do Nadal e Djokovic nas suas vitórias: Sem nenhuma surpresa, embora por exemplo vi o Ginepri mudando o saque(ele sacava igual o Roddick pra quem não sabe e mudou o movimento.
A cena que chamou mais atenção na fácil partida do Djokovic(aliás teve outra vez que teve esse confronto contra o João Sousa e teve jogo fácil da mesma maneira) foi essa do vídeo abaixo que até a conta do torneio no youtube mostrou:


Muita gente fica falando que o Djokovic era o cara que o circuito precisava e demais coisas como vejo em muitos comentários por aí. Só que completamente discordo veementemente sobre isso, em muitos atos assim não vejo aquele algo natural que tem que vir de um tenista, parece uma força danada pra querer atenção, pra ganhar carisma e não algo que seria o famoso "deixa acontecer naturalmente", isso não consigo sentir no próprio sérvio por mais que possa vir algo verdadeiro, é que nem o Neymar e seus momentos que ele tenta ser solidário e acaba sendo forçado demais ou algum marketing do tipo. Djokovic, suas atitudes não me conseguem convencer que tá sendo feito naturalmente, embora o garoto não vai esquecer desse momento certamente.
Em mais do lado masculino, vou falar de 2 surpresas do dia e uma delas ou as duas você vai estranhar o porque da surpresa. Uma delas é a do Wawrinka que não conseguiu jogar e caiu fora para o Guillermo Garcia-Lopez, nunca vi o Stan tão mal e não tão a vontade em quadra. A segunda, trata-se de Nishikori onde não vi a partida e nem posso comentar tanto só que aí se pensa na campanha que ele fez em Madrid e chegando longe lá e até abandonando na final com o físico todo debilitado e se deduz a eliminação cedo no torneio por isso embora nem jogou Roma.
Tivemos a lesão do Montañes no tornozelo....o espanhol estava morrendo de dor e a cena foi tensa, até vi a imagem depois e ele teve que abandonar a sua partida.
Também tivemos vitórias de Bautista Agut, Cilic, Simon, Feliciano Lopez, Fognini e Gulbis. Até cheguei a ver grande parte do jogo Robredo x Ward onde o Ward deu trabalho igual nos jogos contra a Itália na Copa Davis recente e o Robredo teve que reverter a vantagem de 1 set perdido pra fechar em 3 sets a 1 em jogo que foi até legal.
E o Alejandro Gonzalez? Ganhou seu jogo por 3 sets a 1 do Michael Russell(que será eternamente lembrado ainda mais no jogo anos atrás contra Guga em Roland Garros e o 3 sets a 2 que foi um jogaço)e seria legal o colombiano chegar longe no torneio, gosto da forma de jogar dele e lembrar que já o vi jogar no Harmonia no ATP Challenger Finals de outro ano perdendo a final para o Volandri.....por isso sei do que estou falando e sem contar que ele já deu trabalho na rápida para o Djokovic mesmo.
Deixei pra último a partida do Thomaz Bellucci, primeiro pra comentar que deram um jeito daqueles pra passar a partida em quadra que teria um experimento de transmissão só que não tinha aparato para tal qual e segundo...Ricardo Mello comentando, me deu sono demais com todo o respeito a ele que gostava como jogador. Aliás ex jogador em qualquer lugar vai comentando e ganhando espaço na TV e disso é fato, alguns se dão bem e outros nem tanto ou até alguns pelo o carisma não conseguem emplacar, só esperar que o Mello não seja mais um que não se deu bem e talvez evolua algo...como é primeiro dia de cobertura do BandSports eu prefiro deixar a corneta de lado. Bellucci que mais uma vez complicou jogo fácil do jeito que ele sabe fazer muito bem, 2 sets a 0 partida no controle e chega o terceiro set onde ele acaba sendo quebrado e perde o set e no quarto set até quebra e abre aquela vantagem mas aí....é quebrado de volta e o Becker vira pra 5 a 4 e depois o alemão fecha o set. No quinto é que o Bellucci teve que quebrar e espantar a tal bruxa de uma estreia que estava nitidamente fácil e aí o mesmo acaba se perdendo, vai oscilar assim lá longe viu, por mais que não se espere ou não se tenha novidades sobre o que Bellucci sempre faz, passou de fase num aperto onde quem viu o jogo viu que não precisava de tudo isso.
E só contando que duas partidas da chave que seriam realizadas hoje, não foram realizadas e só amanhã serão jogadas e volto a dizer: ENQUANTO NÃO TIVER QUADRAS ILUMINADAS OU COBERTAS....TUDO VAI SEGUIR NA MESMA. Só lembrando que quando chega perto de umas 4 e pouco da tarde daqui do Brasil é que demos adeus a luz artificial ao tempo ainda mais com tempinho fechado lá em Paris.




FEMININO
Primeira rodada
[5]Petra Kvitova (TCH) v. Zarina Diyas (CAZ), 7/5 6/2
[7]Maria Sharapova (RUS) v. [Q]Ksenia Pervak (RUS), 6/1 6/2
[9]Dominika Cibulkova (ESL) v. Virginie Razzano (FRA), 7/5 6/0
[12]Flavia Pennetta (ITA) v. Patricia Mayr-Achleitner (AUT), 6/2 6/2
[16]Sabine Lisicki (ALE) v. Fiona Ferro (FRA), 6/1 7/5
Pauline Parmentier (FRA) v. [17]Roberta Vinci (ITA), 3/6 6/3 6/2
[18]Eugenie Bouchard (CAN) v. Shahar Peer (ISR), 6/0 6/2
[19]Samantha Stosur (AUS) v. Monica Puig (PRI), 6/1 6/1
[20]Alizé Cornet (FRA) v. Ashleigh Barty (AUS), 6/2 6/1
[28]Andrea Petkovic (ALE) v. Misaki Doi (JAP), 6/3 6/3
[32]Elena Vesnina (RUS) v. Christina McHale (EUA), 7/6(0) 4/6 6/3
Mona Barthel (ALE) v. Karin Knapp (ITA), 6/4 6/0
[Q]Timea Bacsinszky (SUI) v. Maryna Zanevska (UCR), 6/1 6/4
Tamira Paszek (AUT) v. Alison Van Uytvanck (BEL), 6/2 7/6(5)
Yaroslava Shvedova (CAZ) v. Lauren Davis (EUA), 3/6 7/5 6/4
Stefanie Voegele (SUI) v. Anna-Lena Friedsam (ALE), 7/6(3) 7/5 6/2
Paula Ormaechea (ARG) v. Romina Oprandi (SUI), 7/5 6/2
Julia Goerges (ALE) v. [Q]Michelle de Brito (POR), 6/2 6/3
Karolina Pliskova (TCH) v. Mathilde Johansson (FRA), 6/1 7/6(5)
Kurumi Nara (JPN) v. Anna Tatishvili (EUA), 6/1 6/4
Taylor Townsend (EUA) v. Vania King (EUA), 7/5 6/1
Marina Erakovic (NZL) v. Nadiya Kichenok (UCR), 6/2 6/1
Sharon Fichman (CAN) vence [6]Jelena Jankovic, 7/5 1/5 - suspenso


Teve jogo suspenso porque falta de luz artificial e sem contar na grade que atrasou e até um desses jogos adiados foi da Teliana Pereira que as 6 da manhã de amanhã no nosso horário aqui vai jogar na mesma quadra do Bellucci.
Na chave feminina, se tivemos surpresas? Tivemos sim é muitas facilidades, o que falar das partidas fáceis da Stosur, Sharapova, Lisicki(Lisicki só com dificuldades no segundo set), Cornet, Kvitova(só no primeiro ela teve complicações), Bouchard(que vinha até de conquistar seu primeiro torneio WTA), Petkovic, Pennetta, Cibulkova(dificuldades só no primeiro set)? Os placares falam pela gente e falarem que a Sharapova esta mais forte só porque não ganhou de ninguém.....to achando exagero, ela terá que mostrar essa força no provável confronto antecipado devido ao sorteio da chave contra a Serena onde a freguesia vem sendo fatal.
E a Paszek? Não, não vou falar da passagem dela da segunda fase não, vou falar de uma volta na qual vai acontecer: Larri Passos voltará a treinar a jogadora, aliás com Larri foi que a Paszek conseguiu dar uma emplacada no circuito, será que tudo voltará assim? "A ver lo que se ocurre" como diria os argentinos.
E pra fechar, nem sabia que a Tatishvilli que jogava pela a Geórgia agora tá jogando pelos Estados Unidos, virou americana, se naturalizou. Me lembrei do caso do Lisnard que era Francês e agora tá jogando por Mônaco, virou monegasco.





Amanhã tem o dia 3 de competição, onde na base dos links por aí, BANDSports passando por aqui e demais formas de acompanhar que não podem ser descartadas também. É opção que não faltam pra você embora to estranhando pra quem tem Sky ter só 1 canal ao invés do ano passado que tinha 2 canais fazendo a cobertura e tínhamos uns 3, 4 pelo o site do próprio canal BandSports.
Mas vida que segue, e tá aí Roland Garros para vocês!

Nenhum comentário: