quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Realidade que ocorre em muitos lugares

Esta faixa se deu no jogo Figueirense 2 Flamengo 2 no Scarpelli no jogo de domingo,aonde a crítica se fez pelo o fato que pessoas que nascem no estado deveriam torcer para equipes do estado e não se submeter a torcer pelas equipes de Rio e SP.
Aliás esta realidade de ter mais times do Rio e SP sendo maioria até em estados e interiores de estados do nosso país até mais que o próprio futebol local acontece em muitos locais.No Caso da foto em SC,já se viu gente torcer para o Figueirense ou para o Avaí de maneira secundária,sendo que as vezes o real time de coração é o Flamengo da vida ou um Corinthians da vida faltando só vestir a camisa nos jogos.Se vê por exemplo em Chapecó o povo falar que a Chapecoense é um time secundário até porque o primeiro ou é Grêmio ou Inter pela a aproximidade com o Rio Grande do Sul.
Aqui em Brasília,o futebol local aqui não se tem ou é raro ter torcedores só dos clubes daqui.Me deparo com camisetas de Flamengo,Botafogo e demais equipes e até equipes do Nordeste aqui por terem muitos nordestinos nos estádios de futebol em jogos do Gama,Brasiliense,Ceilândia e demais equipes do futebol local.Vira até normal isso.
Admito que aqui boto Botafogo como time de coração e o time que torço aqui é o Brasiliense e não tenho vergonha de dizer isso e até num confronto entre os dois em 2005 antes do Blog existir eu estive na prioridade de torcida do Fogão.
Até o pessoal que torce para o Botafogo-DF aqui a maioria torce porque tem as mesmas formas do time carioca.
Vejo no Nordeste até nas grandes capitais,o povo torcendo para clubes lá e quando tem seu time de coração tipo Flamengo,Corinthians e outros vai e torce para o que está em seu coração.
Primeiramente,cada um tem livre escolha de fazer o que quiser e torcer para o time que quiser e também botar pilha e tentar convencer os outros a torcerem para o mesmo clube que você torce,não tem nada demais nisso.
Só que tem que admitir que uma realidade do passado que foi invadida por rádios que se podia ouvir e também por transmissão de jogos influencia demais o torcedor a aprender a gostar de um clube ou a torcer por ele.Veja o porque que tem Muito Flamenguista e Corinthiano por aí ou até mesmo praças aonde outras equipes predominam por aí.Você já viu praças aonde Botafoguenses predominam,colorados e tricolores gaúcho também e outros que fazem diferença até ofuscando o brilho de outras equipes.
Te digo que já vi estádios cheios aqui em Brasília em outras épocas,só que as quedas dos clubes sejam aqui ou seja em qualquer lugar também interfere na quantidade de torcedores.
No caso de SC(já que a foto é de lá)Figueirense e Avaí eram dominados por Criciúma e Joinville e destes anos pra cá conquistou e ganhou força.
Claro que existe grandes capitais aonde por exemplo os times locais predominam até demais,como no Paraná,Minas e até Rio Grande do Sul.Só que nestas mesmas praças os torcedores de outras equipes predominam e no quesito secar então até aumentam junto com os rivais.
É uma realidade que antes até dava pra contornar,só que hoje não é bem assim.
O que falta para o futebol local de alguns estados predominarem?Seriedade nos campeonatos,menos ego e mais união e sem contar em dinheiro e em muito quesito de divulgações e muito mais.
É um debate antigo em tudo quanto é estado até aonde em estados aonde o futebol local não ganhou a sua total força e até pego um post do blog do jornalista lá de Brusque Rodrigo Santos aonde ajuda neste debate: http://www.blogdorodrigo.org/2011/08/o-que-penso-faixa-vergonha-de-sc.html
E que cada um torça pra quem quiser e sem imposições, já chega que na época de ditadura já era assim em cada coisa que faziamos(embora nem tenha nascido na época),por isso deixa estar desde já.
E você,o que você acha destas pequenas realidades que deparamos em muitos estados por aí hein?

Nenhum comentário: