sábado, 9 de dezembro de 2017

Decisão no Chile, Colo Colo faz sua parte e é campeão do torneio Transição

PS: Não pude achar uma foto que preste nesse dia de decisão no futebol chileno!




O Fim de ano está chegando, as definições nos campeonatos também andam chegando e em todo esse meio até outros lugares vão fazendo essa decisão toda.
"Somos los mejores, duela a quien le duela"(Somos os melhores, doa a quem doer).....estas palavras, estas aspas não são minhas e sim do Valdívia que termina o ano com o título de campeonato, o título do torneio transição vai para o bairro de Macul onde fica o Monumental David Arellano em Santiago, título de número 32 para o Colo Colo no futebol chileno e o Valdívia falou verdades simplesmente.
É bem verdade que nem todos acompanharam tudo o que se passa, ou tudo o que se passou mas a verdade é que fizeram muitos exageros com relação ao jogo dos comandados de Pablo Guede em que pra alguns era jogo puramente defensivo e para outros o oposto disso. Você tem todo o direito de não gostar do Pablo Guede, só que algo que falava por aí é a diferença de tratamento que é notória sobre os treinadores dos 3 principais clubes de Santiago que é U.de Chile, Colo Colo e U. Católica.
O Colo Colo foi melhor o torneio de tiro curto inteiro, atropelou a Universidad do Chile em clássico, merecia perder em jogo que a arbitragem foi péssima contra a Universidad Católica e não perdeu pontos em jogos que poderia escorregar(algo que a La U por exemplo fez contra o Audax Italiano mais recente que tomou um vareio em casa) e além da eficiência tinha jogadores que são consideráveis peças chaves do time como Opazo, Octavio Rivero, Jaime "Pajarito" Valdéz, Valdívia, Esteban Paredes, Agustín Orión(ex Boca e Vélez) e até em alguns jogos jogou pra frente também e isso só cego que não quer enxergar tudo isso. Venceu quem tinha melhor elenco, quem tinha melhor formação, quem foi atacar na hora necessária e por ai vai, o resto é piada e polêmica desnecessária feita por algumas pessoas no Chile mesmo. Você pode não gostar do Guede, pode não gostar de certas coisas no próprio Colo Colo que são defeituosas, mas não desmereça quem fez um campeonato de tiro curto tão assim justo e merecido.
Após uma primeira etapa que pouco acontecia em Concepción contra o Huachipato, na segunda etapa que tudo foi liquidado quando o Colo Colo já tinha voltado melhor no jogo. E eis um lance que muitos estão reclamando, que outros estão apontando que Júlio Bascuñán fez uma trapalhada daquelas. Querem saber a verdade de tudo isso? A mim me pareceu penalidade, a bola resvala no braço antes de chegar no famoso suvaco do jogador, o Bascuñán como Polic e como alguns outros no quesito árbitros chilenos estão longe de serem confiáveis, mas nessa sinto que acertaram o lance embora estava numa cara que não daria.
A verdade também foi que esse lance, não fez diferença no fim, pois o Colo Colo chegaria ao gol em questão de tempo. Penalidade cobrada por Valdéz e gol colocolino para o começo da festa do título, 1 a 0 por lá. O 2 a 0 veio com Octávio Rivero que recebeu a bola e chutou para o gol e o 3 a 0 no fim para liquidar um jogo que estava já definido foi marcado por Orellana que não ficará no clube na próxima temporada assim como Guede que não ficará também ao que dizem. Colo Colo campeão, com sobras e com o melhor futebol no semestre e o resto é polêmica vazia. Há que ser sinceros acima de tudo.
Já nos outros jogos em que a decisão por título acontecia......no Santa Laura em Santiago, a Unión Española fez 2 a 0 no Éverton em jogo que teve emoção na segunda etapa. Pois na primeira etapa além da falta de jogo, teve uma lesão feia do Sebastián Leyton do Éverton(quem tem coração forte, conseguirá ver o lance, o lance é feio e dá pesadelos a noite). A vitória que foi construída na segunda etapa marcada por Gustavo Canales no toque de cabeça e depois Aránguiz(que não é o Charles) marcando para os comandados de Martín Palermo para terminar o campeonato vencendo, embora os placares não adiantaram ainda mais sobre o que ocorreu em Concepción.
Já a La U, a Universidad do Chile se despediu com vitória, vitória apertada em que venceu porém não convenceu no Estádio Nacional. A equipe de Guillermo Hoyos tinha que vencer e pedir pra que Éverton e Huachipato fizessem o milagre de vencer para que a Universidad do Chile entrasse ao menos num desempate que seria jogado na quarta. 1 a 0 contra o Deportes Iquique e em um jogo onde a La U simplesmente melhorou após a expulsão do Hans Salinas em que o Iquique tinha que se segurar e não conseguiu segurar quando em rebote na área, Alejandro Contreras marcou para a equipe da Universidad do Chile mas não foi o suficiente em meio aos resultados da rodada de hoje.
Amanhã terá a definição pra ver se terá desempate contra quem subiu da segunda divisão(La Serena) e além do restante do campeonato.
Parabéns e festa do Colo Colo nesse meio!

Nenhum comentário: