segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bem vindo a América! Brasília campeão da Copa Verde e na Sul Americana em 2015


Fotos: @copa_df e @cesaraovivo


É pra ficar arrepiado, quem acompanha de verdade o Futebol de Brasília está vibrando, soltando foguetórios e com profunda razão. O Brasília faz história, na base dos pênaltis....faz o título.
Uma equipe aguerrida não só a nível nacional nessa Copa Verde mas também dentro de todas dificuldades passadas dentro e fora de campo e nas mãos de Luiz Carlos Carioca conseguiu chegar lá, onde deveria estar.
51 mil pagantes numa final dessa e com ingresso baixo onde não adianta: ingresso barato, povo no estádio! E uma final emocionante e sensacional onde o Brasília, time de tradição no esporte Brasiliense agora quebra fronteiras, faz um divisor de águas no qual não sei se a parte que não é séria da imprensa, se os nossos dirigentes vão aproveitar isso ou até alguns outros também pra tomar atitudes e expandir o futebol da nossa Capital Federal.
Antes de falar certas coisas, em outras épocas estaria eu lá fazendo tudo in loco do jeito que eu sei e do jeito que eu gosto e ficaria feliz, até me emocionaria de forma total. Não há palavras pra descrever um título desse tamanho e o quanto pode significar ao nosso futebol de Brasília essa chegada e uma chegada com atitude, grupo unido e sem muito "blá blá blá" como as vezes escuto no Brasiliense, no Gama e em demais outros onde são bons de garganta mas de resultados que é bom....... NADA!
Falando do jogo em si, uma primeira etapa totalmente equilibrada e lá e cá com o Papão dominando as coisas e o Brasília pouco chegando no ataque embora tudo ficou equilibrado depois. E notem que antes de sair o pênalti para o colorado, o Paysandu tinha uma bola no ataque onde o Zé Antônio simplesmente bateu para o gol sendo que tinha 2 jogadores livres na área do Brasília que eram Lima e Yago Picachu...uma fomiagem que custa caro. Na sequência, o pênalti para o Brasília onde de forma desnecessária o Charles toca com a mão pra impedir o chute do Claudecir após ele ter driblado o goleiro e o pênalti e a expulsão...sem discussão alguma aconteceu e o Gilmar bate a cobrança onde o goleiro chega a tocar na bola mas a bola vai lá dentro e o 1 a 0 também.
Brasília na frente, com 1 a mais e com a vantagem tirada....o que mais poderia acontecer no gramado do Mané Garrincha hein? A segunda etapa claro.
E na segunda etapa de jogo o Paysandu teve que sair muito mais, e cedia espaços para os comandados de Luiz Carlos Carioca onde o jogo estava predestinado a ser definido por pelo menos 1 gol. E parecia que tudo seria assim ainda mais quando surgiu o segundo gol após jogada do Fernando que rolou rasteira para Alekito sozinho tocar para o gol e fazer o 2 a 0.
Nota-se destacar que era lógico que teríamos uma torcida considerável do Paysandu por lá, afinal tem muito torcedor paraense em Brasília, Brasília que tem muito nordestino e nortista vivendo na Capital Federal pra quem ainda não sabe disso e sem contar a galera que veio de Belém e de demais partes do Pará pra completar mais o coro do Papão por ali.
2 a 0, vantagem de 1 jogador a mais, jogo definido....tudo levava a crer nisso mas ai é que veio o profundo castigo e o gol que botou o Paysandu no jogo. E tudo veio após um fair play dado do Brasília onde o lançamento foi pelo o alto e o garoto Leandro Carvalho chuta e o goleiro Artur acaba aceitando ao meu ver e foi o gol que levou o Paysandu as penalidades até se segurando no final de jogo. E tudo parecia que o gol faria o Paysandu estar mais perto do título, o momento era total dos comandados de Mazola Jr.
Tempo normal terminado, e vamos para as penalidades onde emoção de sobra por ali.
Matheuzinho já começou errando a cobrança para o Brasília e aí todos conseguiam marcar até chegar a última cobrança nas mãos do Lima....Lima ex Joinville, batedor de pênaltis na Arena Joinville e realmente batedor de pênaltis onde raramente perde pênaltis e aí a situação mudou, quando Lima bateu e o Artur defendeu. Ainda quis dar uma paradinha estilo Cristiano Ronaldo ali, bem na cobrança decisiva e a defesa do goleiro do colorado botou o Brasília no jogo ainda mais quando teve o empate na cobrança e a ida para as alternadas. Nas alternadas, Djalma erra o pênalti que o Artur se consagra herói das cobranças e o Fernando bate o último pênalti onde a bola até bate no goleiro e parece igual o basquete onde a bola bate no aro e demora a cair na base do "chorou, chorou, caiu" como diria Rafael Antônio. A cobrança foi na raça e quando ela entrou....o Mané Garrincha explodiu, este que vos fala comemorou demais e o futebol de Brasília está no alto!! O Brasília é campeão da Copa Verde 2015 e alô América...o Brasília vai estar nessa nem que seja apenas em 1 jogo transmitido pela a Fox Sports do Brasil ou até de fora. Vai todo mundo conhecer quem é o Brasília!
E nessa campanha não existe 1 herói só, existe vários destaques como Luiz Carlos Carioca, Artur, Alekito, Claudecir que jogou muita bola hoje e toda a equipe onde acreditaram que poderia jogar e até deram um tremendo cala a boca em muitos.
O Complicado é ver que nesses momentos festivos, tem dirigente da nossa cidade ou tipo um Josafá Dantas...ficar prometendo algo pra se aproveitar do momento, é duro uma situação dessas né?
E o Lima que renovou contrato no Paysandu, agora ele perdeu um pênalti que poderia ter sido o do título, e agora?
Parabéns Brasília, deu um presentaço até mesmo aos 54 anos da própria cidade, parabéns colorado de Brasília! Bem vindo a América!! E haja felicidade!!! E Alô rádios de Brasília em 2015, se o Brasília tiver que jogar fora....todas ou principalmente algumas precisam estar in loco dos lugares e sem misérias.
Boa Brasília, do jeito que a galera gosta! E o Brasília ainda tem o futebol local e as semifinais contra o Brasiliense onde tem muitas chances de chegar na final ou contra Sobradinho ou Luziânia hein!! É chance real mesmo!