sexta-feira, 26 de agosto de 2016

E saiu os grupos da Liga Sul-Americana de Basquete 2016.....


Foto: FIBA Américas






Setembro é que tudo começa.....falo da Liga Sul-Americana de Basquete onde tudo começa e claro que aqui no Blog do Igor tem a verdadeira análise até de certas praças que acompanhamos também.
Nesta temporada, mudará algo no quesito tabela? Só na finalíssima. Se ano passado a final da Sul-Americana foi uma melhor de 3 na final que resultou em título para o Uniceub Brasília(com Deryk decidindo jogo na ASCEB e no Fortín Rojinegro em Corrientes), voltará ao esquema antigo no quesito final com melhor de 5. Na primeira fase, passam 2 de cada grupo e na segunda fase só o campeão de cada grupo que será dividido por 4 em sorteio claro para fazer a finalíssima com a melhor de 5 onde quem estiver com a melhor campanha pode decidir um possível jogo 5 em casa, por isso que cada vitória é importante.
Dado esse início, vamos aos grupos e suas datas importantes além da análise claro......



Grupo A- 20 a 22 de Setembro em Comodoro Rivadavia, Argentina(no ginásio Sócios Fundadores, casa do Gimnasia de Comodoro)
Gimnasia Esgrima de Comodoro (ARG)
Mogi Das Cruzes (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Regatas Lima (PER)



Devido ao problema com o patrocinador que era o Grupo Indalo, o Gimnasia de Comodoro não será mais chamado de Gimnasia Indalo(pequena alteração igual acontece aqui com a Paschoalotto quando chamávamos de Paschoalotto Bauru o time de Bauru que agora é Bauru Basket) e será sede nesta fase de Liga Sul-Americana que devemos ter como saco de pancada o Regatas de Lima, no mais é 3 times brigando por 2 vagas.
O Gimnasia perdeu muitas peças, segue com Gonzalo García como treinador(o ex Flamengo) mas não está tão forte como na temporada passada e isso até teve a ver com a crise e até com quase ameaça de não participar da LNB Argentina, mas jogando no Sócios Fundadores é sempre jogo pesado e enjoado. Já o Defensor Sporting que deve vir com a base uruguaia(que tem Martín Osimani no meio) reforçou com o Maurício "Pica" Aguiar e deve dar trabalho.
É nessas condições que Mogi das Cruzes agora comandado por Guerrinha será testado, além da viagem longa até Comodoro Rivadavia, já que no Paulista mesmo com uma bolinha e com oscilações atuais que não convencem ainda, é bom jogar basquete e jogando basquete pode passar sem problemas um grupo que é o mais difícil da primeira fase da Liga Sul-Americana, e Mogi até pode sair na frente no quesito jogos e ritmo, pois os campeonatos uruguaios e Argentinos vão demorar a começar e ficarão só em amistosos também.





Grupo B- 27 a 29 de Setembro em Valdivia, Chile.
Deportivo de Valdivia (CHI)
Weber Bahía Estudiantes (ARG)
Hebraica Macabi (URU)
Universidad de San Simon (BOL)


O grupo mais fraco da competição de forma disparada. O Universidad de San Simon a exemplo de demais times bolivianos deverão vir com 3 estrangeiros segurando a equipe porque o resto é fraco, deve ser o saco de pancada. O Deportivo de Valdívia(algo me diz que a FIBA por mandar torneio recente lá das categorias de base, deve ter aproveitado isso pra mandar sede lá) apesar de jogar em casa, não deve ser adversário.
Tudo indica que o Weber Bahía Estudiantes com a sua garotada comandada pelo o treinador Sepo Ginóbili, deve passear em seu grupo, só uma catástrofe para não ver o Hebraica(de Parodi) e o Weber Bahía não passando de fase. É bom grupo para os dois, embora talvez não seja o teste que já esperavam de cara.
Salvo catástrofe, Weber Bahía e Hebraica Macabi passam de fase e isso porque o Hebraica chegou a cogitar ser sede como vi o Alen Banewur da Rádio Sport 890 de Montevidéu falar, não conseguiram e vão jogar em Valdívia que já anos atrás foi sede de Sul-Americano de seleções.




Grupo C – 4 a 6 de Outubro em Barquisimeto, Venezuela(O Domo Bolivariano, como é o nome do ginásio lá)
Guaros de Lara (VEN)
Paulistano (BRA)
Trouville (URU)
Bucaros de Bucaramanga (COL)


Não sei como vem o Bucaros, uma das incógnitas que confesso que queria ver, agora mais uma vez temos um grupo em torneios FIBA disputado em Barquisimeto, na casa do Guaros onde o Guaros tem ganhado tudo e inclusive Liga das Américas onde vai jogar o Intercontinental contra a equipe campeã da FIBA Eurocup(Jogo que será na Alemanha e que em outra postagem eu falei) já que a crise entre FIBA e Euroliga segue sem cessar. Será que ninguém tem o culhão, será que ninguém tem a coragem de ver porque o Guaros joga tudo quanto é sede em casa e que tudo vai a favor da equipe venezuelana? Só escancara as vezes a forma que são escolhidas as sedes, quem tem grana consegue elas ou nem sempre.
Só sei que eles devem conquistar uma das vagas, enquanto o Paulistano que não vem com tudo isso embora segue o comando do Gustavo de Conti deve chegar a próxima vaga, embora quero ficar atento no Trouville que vai ter nesta temporada Reque Newsome no garrafão e até recentemente contratou estrangeiro, equipe comandada pelo o Álvaro Tito mas não acredito que dará trabalho, deve o Paulistano passar de fase mesmo com uma equipe que está mais fraca esse ano.




Grupo D – 11 a 13 de Outubro em Santiago del Estero, Argentina(No Vicente Rosales, ginásio casa do Olímpico de La Banda)
Olímpico de La Banda (ARG)
UniCEUB Brasília (BRA)
Gigantes de Guayana (VEN)
Universidad de Concepción (CHI)


Vicente Rosales, palco do grupo D, ginásio do Olímpico onde é parada dura. Só que não é pra se preocupar tanto assim, o Uniceub Brasília caiu num grupo bom e que não dá pra se preocupar neste quesito, embora montou time que vai brigar pra título mais uma vez e que estará nas cabeças, dá pra passar ainda mais se não tropeçar nas equipes venezuelanas e chilenas onde tem mais basquete pra jogar e passar.
O Olímpico tem pegado um monte de quadrangulares para se preparar para a temporada, até jogará fora da Argentina quadrangulares amistosos sobre esse quesito. No quesito time, lá joga Maxi Stanic que renovou contrato, lá tem Fernando Duró como treinador(já foi assistente do Magnano na seleção brasileira e até já treinou várias equipes da Argentina e o Marinos da Venezuela), lá tem Van Lacke que renovou também, lá terá Boccia que é uma das recentes contratações "del Negro de Santiago Del Estero", lá tem Williams que foi um dos melhores defensores da última temporada na LNB Argentina e que dá toco sem parar, deve garantir uma das vagas além do Uniceub Brasília. Não vejo o Gigantes de Guayana e tampouco o Universidad de Concepción causar dificuldades aos dois.







E O QUESITO TELEVISIONAMENTO?
Directv Sports sem dúvida pra quem está na América do Sul, já em quesito Brasil devemos ter Sportv embora não vi nada confirmado sobre isso. Já as rádios.....quando tiver perto, posso até passar mas tem cidades que devemos ter isso, como Comodoro Rivadavia que tem 3 rádios(uma delas a Rádio Del Mar do Ricardo Scazzino), como Barquisimeto que tem 1, e sem contar demais outras que estiverem no meio e os preciosos links que devem aparecer também.
Setembro tudo começa na Liga Sul-Americana de Basquete, onde o campeão vai pra Liga das Américas.

Observações, Opiniões e tudo mais nesta madruga

Vamos aos relatos!!!






-Noite de Paulista de Basquete, teve vitória do Pinheiros sobre XV de Piracicaba por 87 a 83 em Piracicaba e sem contar na vitória Mogiana(jogo que teve a Nova TV Mogi e que você pode ver na íntegra ou reviver caso perdeu o jogo: https://www.youtube.com/watch?v=fqo1Oeh9Vkc) sobre Osasco jogando em Osasco, na grande São Paulo.
-Futebol, a Todos os Palmeirenses.....parabéns pela a sua data, afinal o Palmeiras completa mais 1 ano de história. 102 anos.
-Quase me esqueci, e o Caíque que quase tirou satisfação com torcedor em jogo anterior....agora não se aguentou e fez isso na hora do gol do Vitória conforme até torcedor falando a microfone de rádio, isso no mesmo Vitória x Coritiba, quase que deixo passar isso, sei que isso era algo pra botar na postagem, mas esqueci completamente e em tempo mostro aqui: http://www.metro1.com.br/noticias/esportes/21350,goleiro-do-vit-ria-acusado-de-xingar-torcedor-rubro-negro-na-arena-fonte-nova.html
-Título de número 5 em menos de 1 ano e meio, esta é a carreira de Marcelo Gallardo no River e que fez o time ganhar mais um título com direito a sufoco desnecessário no final após o gol de honra do Independiente Santa Fé. Druissi fez o gol de cara, na segunda etapa gol do Lucas Alario e tudo parecia ter estado completo e liquidado, mas eis que surge o gol de honra dos colombianos e quase que tudo vai para o espaço.
Festa no Monumental de Nuñez onde nas próximas horas aconselho a fuçarem uma conta que mostra todos os gols nas rádios Argentinas e que sempre atualiza, falo do Cristian Banay que faz muito bem este serviço.
-Também teve Sul-Americana, teve o Independiente perto da vaga ao fazer o 2 a 0 contra o Lanús jogando em solo "Granate".
-Logo mais, rodada última da primeira fase da LNF: https://twitter.com/lnfontime/status/768806978864947200 só lembrando que Cascavel foi excluída da LNF assim como no paranaense e que o televisionado desta sexta será entre CAD Guarapuava x Magnus Futsal, até não surgiu no momento se tem algum por internet igual fizeram com São José x Assoeva outra vez. Só sei que o rádio estará presente e o Blog do Igor tem a sua e ela está bem aqui: http://igoresportes.blogspot.com.br/2016/05/relacao-de-radios-da-lnf-2016.html
-Sobre a Champions League, o grupo E que é o grupo mais equilibrado e a primeira fase a cada ano vai ficando no tédio onde as principais equipes passam, até o Leicester se deu bem no sorteio, eis aqui o sorteio dos grupos: https://twitter.com/ChampionsLeague/status/768854957109997569 e o sorteio da Europa League já vai rolar nesta sexta, se brincar, quando você tiver lendo o post, dará de cara com o sorteio.
-E o Americano que anos e anos era beneficiado, era sempre ajudado por ter o Caixa D´Água nos bastidores.....toma o famoso revés de anos, se meteu num rolo daqueles e foi punido com exclusão da série B do Carioca: http://www.futrio.net/site/noticia/detalhe/35191198/por-maioria-de-votos-americano-e-excluido-da-serie-b-do-carioca?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
-Olha essa do atletismo do Quênia em destaque: http://www.cooperativa.cl/noticias/deportes/olimpismo/dopaje/kenia-disolvio-su-comite-olimpico-tras-los-escandalos-en-los-juegos-de-rio/2016-08-25/120735.html e espero que o atleta que protestou tenha sobrevivido, aquela emblemática entrevista dele num hotel ao Marcelo Barreto na segunda-feira não saiu da minha cabeça.
-E a crise entre FIBA e Europa está rolando tão forte que isso tem causado algo prejudicial na Intercontinental de Clubes, aquele confronto entre Campeão da Euroliga e o campeão da Liga das Américas. Devido a isso, o CSKA Moscou ficará de fora e dará vaga a uma equipe alemã que foi campeã da FIBA Europe Cup, é o Skyliners Frankfurt.
Aqui via Basquet Plus: http://basquetplus.com/articulo/se-defini%C3%B3-la-intercontinental-guaros-jugar%C3%A1-contra-skyliners
-A falta nítida de paciência tem me realizado a falta de vontade de palpitar jogos como já fiz por aqui, agora não dá mais.
-E o Tênis? Eis aqui os resultados: http://tenisbrasil.uol.com.br/resultados/2211/quinta-feira/
-E o Futebol Feminino? O Brasil tem amistoso contra a França em Setembro: https://deprimaesporte.blogspot.com.br/2016/08/selecao-feminina-enfrenta-franca-em.html?spref=tw enquanto isso por aqui, no único jogo da noite pela a Copa do Brasil Feminina só a confirmação da classificação do Flamengo que meteu 7 a 0 contra o Oratório e sem precisar do jogo da volta, e no Paulista Feminino empate sem gols na final que o Santos está nela(http://santaportal.com.br/17295-sereias-da-vila-pressionam-mas-primeiro-jogo-da-final-paulista-termina-0-a-0), alias gente que joga no Sereias da Vila e que você viu falar em alguns nomes jogando os Jogos da Unisanta meses atrás, ou seja pra quem segue aqui com um pouco mais de tempo, sabe bem disso.
-Finalizo com 2 fatos: 1-O Francês perdeu a competição no próprio salto com vara e em competição que nem vaia teve, qual é a desculpa? E 2- Paolo Quinteros ficará mais um ano no Regatas Corrientes, ótima notícia para "El Fantasma" e sua torcida, e junto disso teve a contratação do Martina que volta a Corrientes, notícia péssima que não vai tirar a situação do Paolo Quinteros ficar mais uma temporada lá.






É isso!!!

Vitória vence Coritiba e sai na frente na Copa Sul-Americana

Foto: Ítalo Oliveira/Arena Rubro-Negra






É de mais um 2 a 1 no confronto entre os dois, igual se repetiu dias atrás no Brasileiro lá em Feira de Santana. O Vitória de novo precisando da segunda etapa e até de um pouco de sorte para simplesmente conseguir a vitória e sair na frente, embora tudo será decidido no Couto Pereira na volta, já que um simples 1 a 0 dá Coxa na próxima fase.
A primeira etapa.....ao contrário do que alguns portais e lugares querem destacar, vi um Coritiba melhor e até criando oportunidade mais que o normal, e com Vitória pouco chegando.....até que o Vitória teve a penalidade em suas mãos, mas Kieza pegou a bola e bateu pra fora a penalidade. O Coxa chegou no seu intento quando Dodô cruzou e Evandro tocou pra dentro marcando o 1 a 0 do Coritiba que já merecia ter chegado ao gol faz tempo e a primeira etapa termina ao som de vaias na Fonte Nova.
Na segunda etapa, o Vitória volta melhor, já com Marinho finalizando duas bolas e Wilson fechando o gol para o Coxa. E de tanto insistir, o empate veio....Cárdenas derrubado claramente e penalidade em favor do rubro-negro baiano: Desta vez Diego Renan bate e marca o empate na Fonte Nova e neste intervalo, em 4 minutos surge a virada quando o Luccas Claro corta mal o cruzamento vindo da direita e o Kieza só desvia para o gol, meio que agradecendo a furada alheia e com isso só teve que esperar o fim de jogo para manter o 2 a 1 por mais que o Coritiba continua parando naquela fraqueza de sempre que se salvar do rebaixamento terá que ter estátua no Alto da Glória para o Kléber Gladiador.
Jogo da volta no Couto Pereira cheio das indefinições......