quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

No NBB, Liga Sorocabana vence Caxias

Foto: Murilo Amadei/LSB




Vitória no jogo da transmissão do site da Liga, é do 83 a 70 que falo para a Liga Sorocabana sobre o lanterna Caxias do Sul. Caxias que segue na mesma, sem material humano, com pouco a acrescentar e se quer sair dessa algo tem que ser feito e aí só me faz preocupar sobrar para lados que não merecem cair no lado caxiense. Já a Liga Sorocabana fez a famosa obrigação de vitória, após uma grande vitória sobre o Vasco, até podia ter sido mais fácil, só que não foi tão bem assim.
No quesito jogo, falo que a Liga Sorocabana no começo abre 9 a 0, e nos lances livres do Carioca as primeiras pontuações do Caxias faltando uns 6:55 para o final do primeiro quarto. E a Liga Sorocabana mandou no placar o tempo todo no primeiro quarto de jogo e com a batuta do Lucas mandando no jogo do lado dos comandados do Rinaldo Rodrigues e no final do quarto apenas para Caxias diminuir a vantagem e ficar no 28 a 20.
No segundo quarto, me lembrei do segundo quarto da cobertura de terça-feira onde Caxias do Sul estava no meio, a Liga Sorocabana impediu poucos pontos, Caxias cometendo erros além da conta sem contar em seu péssimo elenco montado e com Alexandre Paranhos, com Cafferata e com Maique....a Liga Sorocabana abriu 20 pontos de frente e tomou contar do placar, embora na reta final do quarto a equipe de Rodrigo Barbosa simplesmente descontou no placar e ficou 50 a 34 na chegada ao intervalo a favor da Liga Sorocabana.
Na volta do intervalo, quando tudo parecia que teria mais uma placa a ser assinada do lado de Caxias e que teria vitória da Liga Sorocabana....não foi bem assim. Terceiro quarto da LSB foi fraco e Caxias se aproveitou demais disso, com direito a Marcão na defesa e com Vinícius Gobor e Diego atentos e pontuando no ataque, a vantagem chegou rigorosamente a apenas 2 pontos. E esse equilíbrio durou até o final do quarto, onde a Liga Sorocabana abriu a pequena vantagem, 62 a 58.
No último quarto, tudo foi resolvido. Caxias até encosta no jogo, mantem a vantagem, mas nos últimos 4 minutos finais podemos dizer que nisso que a Liga Sorocabana liquidou a partida. Com Jéfferson Sobral, com a importância do Alexandre Paranhos e do lance livre mais na frente.....os comandados do Rinaldo Rodrigues vencem mais uma e o Caxias perde mais uma.
Cestinhas em Sorocaba? Anota aí: Liga Sorocabana teve 18 pontos de Enzo Cafferata e 11 do Lucas. Já Caxias do Sul teve 16 pontos do Vinícius Gobor, 13 pontos do Marcão, 11 do Carioca e 10 do Rafael Stábile.
Liga Sorocabana agora de férias, volta só ano que vem. Já Caxias do Sul ainda tem um jogo do dia 27 adiantado de outra rodada contra o Flamengo no Tijuca.

No NBB, Uniceub Brasília vence Gocil Bauru na Sem Limites

Foto: Caio Casagrande/Bauru Basket




Sejamos honestos e sinceros? Ligado no que se passava na Panela de Pressão em Bauru, e ouvindo os relatos até se via o quando a partida que prometia um jogão no final virou um verdadeiro peladão onde todo mundo pensava nas famosas festas de final do ano com o peru de natal e com o reveillon na praia. O Uniceub Brasília não tem culpa se a equipe bauruense baixou o rendimento e deixou todo mundo irritado a ponto de merecer vaias tremendas e venceu no folgado, tranquilo e favorável 79 a 62.
Quem não acompanhou o jogo, pode ter achado rigorosamente que foi um passeio, só que não foi tão bem assim embora a partida se transformou em fácil.....e que alguém avise a um certo comentarista que agora está em outra rádio de Brasília e que não aceita nem discordância e até já deu indiretinha em transmissão anos atrás quando fiz uma simples discordância e se acha o PHD em basquete só porque vê 800 mil jogos da NBA que o Léo Meindl estava em quadra, acho que estudar o jogo antes de dar um informe na programação da sua rádio também é importante, sei que vou levar pau, mas são pessoas assim que fazem nada mudar na nossa Brasília, e ao menos que assume o erro e se corrija.
Claro que este que vos fala poderia falar em atuação daquelas, em jogo daqueles.....só que foi bem desta forma este 79 a 62 lá na Panela de Pressão a favor do Uniceub Brasília: Primeiro quarto com jogo coletivo, enquanto o lado adversário mal marcava, mal corria, o Uniceub Brasília ao menos ao contrário de terça feira contra Franca não entrou pilhado e sim preocupado em jogar basquete, jogou basquete e abriu 13 a 5 de forma muito tranquila e fácil com direito a Giovannoni tomando conta do jogo. Bauru só melhorou quando a rotação do banco entrou, já que Hettsheimeir foi anuladíssimo e com isso um 20 a 15 que para o lado bauruense ficou sendo o menos mal, pois a equipe do Uniceub Brasília dominava o jogo.
No segundo quarto, essa vantagem só aumentou. João Phylippe, Pilar, Lucas Mariano, até Fúlvio pontuou algo e essa vantagem dos comandados do Bruno Savingani só aumentou contra um preguiçoso time bauruense. Intervalo já estava nos justos 42 a 29 em favor do Uniceub Brasília.
Na volta de intervalo, se a gente falar que não teve jogo assim de fato, estaria exagerando? A equipe bauruense mal exigiu, mal defendeu e mal reagiu no jogo, enquanto o Uniceub Brasília passou a administrar o jogo, a manter a partida de forma tranquila e o jogo virar o famoso peladão onde quem pensou menos nas férias ganhou na noite da Panela de Pressão. Parece chato, só que esse foi o relato e a opinião.....teve longe de ser aquela vitória que podemos falar e testemunhar que foi sensacional, parecia um amistoso onde as equipes pensavam no depois e quem focou menos, conseguiu a vantagem e o suficiente pra vencer o jogo. Bom para o Uniceub Brasília que mantem a segunda colocação, vai pras férias tranquilo pra depois voltar e continuar um NBB que será longo e não permite enganos e falhas.
Já o lado do Gocil Bauru Basquete, 1 semana no Nordeste muito boa e a volta em solo bauruense pífia onde depois do jogo teve reunião a portas fechadas e com esporro comido certamente e com Dema prometendo desde antes do jogo que numa possível derrota teria treino amanhã cedo, onde este grupo sim precisa de pulso, alias são grupos assim que um José Carlos Vidal da vida passa a mão na cabeça, o que não é o caso do Demétrius penso eu. O rendimento desta semana nas derrotas para Minas e Uniceub Brasília foram ridículos, e a vaia foi justa, algo que se houvesse em outros lugares até teria gente a querer jogar cartilha de como se deve torcer no basquete......alias essa maldita cartilha que se enfie em outro lugar, torcedor sente quando tem derrotas e quando tem DERROTAS, a forma de vitórias e derrotas as pessoas, aqueles que vão para um jogo independente se entendem ou não acabarão enxergando, não se subestima inteligência do torcedor. Quando ouvia gente a falar da falta de variação bauruense em jogo, era algo que já pensava desde alguns jogos do Paulista já no lado de Bauru.
Grande vitória do Uniceub Brasília, agora há que saber o quanto esse jogo parecia um peladão antes das férias e disso não dá pra deixar de relatar, só falta o povo in loco me confirmar e falar "Igor, você não falou nenhuma besteira".
Gocil Bauru volta dia 7 contra Franca no jogo televisionado da BAND, já o Uniceub Brasília no mesmo dia tem jogo na ASCEB contra o Minas em jogo bom pra vitória.
Cestinhas na Panela de Pressão? Lado Brasiliense, lado do Uniceub Brasília teve 3 jogadores com 13 pontos cada(Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano) e 2 jogadores com 10 pontos cada( Deryk que ficou devendo e saiu até com 5 faltas e Pilar que fez bom jogo na terra que ele já jogou anos e anos que é Bauru, até o Pilar chamou o Rafael Antônio de Monstro....alias Pilar que conhece bem a turma bauruense, é amigo dos caras naquela baita relação tranquila e favorável com muita resenha, algo que também existe entre jogadores, jornalistas em muitas cidades).
Já o lado bauruense teve 18 pontos do Jéfferson, 13 do Léo Meindl e 10 do Gui Deodato.
No jogo que só teve o scout, tivemos Macaé vencendo Basquete Cearense por 64 a 53. E daqui a pouco os outros jogos do dia, inclusive Flamengo x Vitória, Franca x Minas e Liga Sorocabana x Caxias.

E saiu os grupos da Libertadores 2017

Foto: @saimon_man(no twitter)



E que panorama é esse hein!!! Libertadores 2017 com tudo mudando. Gente que precisa de 3 fases antes de cair nos grupos e muito mais...... Vamos a cada uma das análises e com sinceridades de fato.




PRIMEIRO VIDAS DE ATLÉTICO PR E DE BOTAFOGO NA PRÉ-LIBERTADORES, NAS PRIMEIRAS, SEGUNDAS, TERCEIRAS FASES ANTES DA DE GRUPOS.....
O Botafogo já de cara, tem o Colo Colo com a decisão da vaga sendo em Santiago. Fácil? Não será, só que serei sincero....estou numa positividade tão grande com o time da Estrela Solitária que pode acontecer de chegar a vaga lá, embora todas as análises feitas inicialmente podem mudar com o passar do tempo. Botafogo que se passar por Colo Colo pode pegar o vencedor do jogo 10 que tem Olímpia enfrentando ou Independiente Del Valle ou Deportivo Municipal do Peru......se montar um elenco decente, ao menos dá pra passar destas fases antes de cair num grupo que será Pauleira que é o grupo 1 onde tem Atlético Nacional, Estudiantes La Plata e Barcelona de Guayaquil, grupo que até pode ser o famoso grupo mais complicado da primeira fase com só jogão a vista e o duro é que agora qualquer viagem de clube a Medellín terá esses perigos e vão lembrar do ocorrido e ainda mais se tiver Botafogo no meio, até me arrisco a dizer que falarão mais disso do que do jogo em si.
E o Atlético PR? Pega o Millonários, jogo já duro desde já pra turma do Autuori e compania onde se não montar um elenco decente pode cair fora antes do imaginário. E passando, pode cruzar com o Universitário do Peru x Deportivo Capiatá do Paraguai/Dep.Táchira da Venezuela....algo que aparentemente beira a facilidade, eu disse APARENTEMENTE.
Se jogar, se montar elenco decente, não penso que fique pelo o caminho.




Se o Grupo 1 já analisei que era o famoso grupo mais pauleira existente nessa Libertadores, vamos aos outros grupos que lucramos mais!
Grupo 2 onde tem Santos, Santa Fé, Sporting Cristal(Peru) e o vencedor do grupo 14(trata-se de Cerro do Uruguai x Unión Española do Chile e saindo desse confronto joga contra o The Strongest) onde é um grupo que pode passar de fase sim, não acho que tenha dificuldade embora vai existir jogo pegado e pesado mesmo.
Grupo 3 tem River Plate, Emelec, Independiente Medellín e Melgar......grupo que não está difícil porém é aquele grupo bem chato aos comandados do Gallardo(que nesta quarta, confirmou ficar mais um ano no River Plate).
Grupo 4 tem San Lorenzo, Universidad Católica, Flamengo e o vencedor do grupo 12 onde pode ser Atlético PR ou até Millonários.....o Flamengo em disparado pegou o grupo mais complicado, lembrei de confrontos na época que existia a Mercosul, é por aí que o Flamengo vai buscar vaga podendo ter até o Atlético PR no meio.
Grupo 5 tem Peñarol, Palmeiras, Jorge Wilstermann(Bolívia) e o vencedor do jogo 15(que sairá entre o confronto Carabobo x Júnior de Barranquilla e o outro confronto entre El Nacional do Equador e Atlético Tucumán da Argentina): Grupo que dá para o Palmeiras passar sem tantos sustos assim, independente de quem caia no final desse chaveamento todo.
No 6, temos grupo formado desde já: Atlético MG, Libertad(Par), Godoy Cruz(Arg) e Sport Boys(Bol). Grupo que o Galo dá pra passar, e sem vacilar no quesito perder pontos ainda mais em casa......Godoy Cruz é time enjoado, Libertad também, mas dá pra passar.
Grupo 7 tem a Chapecoense no meio. A Chapecoense que honestamente torço pra que passe de fase, e se ela montar elenco, ela até acho que se deu bem sim. Chapecoense que tem o Nacional do Uruguai, Lanús da Argentina e Zuila da Venezuela(que deve ter aquele campo complicado que parece jogo do Catarinense). Chape, Nacional e Lanús.....não está tão longe do outro neste quesito, acho que a Chape pode chegar lá, o que já seria uma enorme vitória perante ocorridos e reconstrução de um clube como está sendo.
E por fim o grupo 8 onde tem Grêmio, Guarani do Paraguai, Zamora da Venezuela e Deportes Iquique do Chile. Renato Gaúcho só não pode falar que vai brincar na Libertadores com um grupo desses, grupo que a turma tricolor se deu bem e ainda pode fazer melhor campanha da primeira fase na Libertadores. O Grêmio ao lado do Galo e do Santos e até do Palmeiras se deram bem sim.....
E você, o que acha? Agora é aguardar a Libertadores e o 2017 chegar, pra ver até que ponto essas análises serão fato ou serão equívocos que podem acontecer.