quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pergunta válida e com resposta completa!!

O Bruno Prado é comentarista da Jovem Pan, o acompanho desde tempos da 105 FM e quando se via ele comentar bastante na Rede TV as partidas. Ele lançou essa pergunta via twitter onde é importante o debate pois isso também trata-se do mundo esportivo em geral onde queira ou não o Jornalista esportivo e os programas esportivos que passam todo o santo dia nos canais televisivos sejam eles na TV a Cabo ou TV aberta ou até no rádio.
Não poderia ficar de fora ou pipocar para uma pergunta dessas embora quem sou eu pra ficar metendo a colher nisso.
O que este que vos fala espera ou gosta de um jornalista ou programa esportivo?
A resposta? É essa daqui ó: Transparência, verdade no que fala e no que opina sem amarras e sem interesses com ninguém e com nada, não ter medo de falar que um jogador ou treinador seja ruim ou que seja bom, repercutir assuntos que realmente interessam pra todo mundo e não polêmicas bobas ou chutes nos quais a notícia vai pra canto nenhum, relatar a verdade dos fatos principalmente ao que está in loco pouco importando se vai ganhar cliques, audiência(e isso vejo muito quando faço uma postagem in loco aqui e vejo os principais sites que estão nos eventos e tiram lances que simplesmente não aconteceram, tipo recentemente....teve gente que tirou uma cesta de 3 do Shamell decisiva nos últimos minutos sendo que ela verdadeiramente aconteceu faltando 1 minuto e pouco e teve mais lance que decidiu a partida após isso). Que um programa esportivo ou jornalista não seja hipócrita ao que se pensa e ao que se faz(vejo jornalista pregando alguma coisa no ar mas fora dele as vezes na própria vida privada anda metido em um monte e mal sabemos), a tal coerência(por exemplo um mesmo caso acontece com 2 times distintos, em 1 ser tratado de mesma forma e em outra camisa ser tratado de forma diferente). Jornalista tem sentimentos, programas esportivos também tem sentimentos.....expressar ao que realmente se acontece....se foi bom foi bom e se foi ruim foi ruim, sem máscaras no meio(até cai no quesito verdade que falei anteriormente). Tendo tudo isso em mãos, acredito que juntado ao conhecimento da coisa....seja ele técnico, tático se possa simplesmente somar, não adianta você entender tudo de tática, tudo de técnica ou trazer algo que sai fora do normal se o jornalista ou algum programa esportivo não fazer o que faz....aí é perda total. É a mesma coisa que....você vai na igreja, você decora a Bíblia inteira sendo que não pratica o que realmente se deve praticar.
Outra coisa que acredito que se espera, é que jornalista tenha respeito com quem está do outro lado, mas o respeito não se pode misturar com o medo de dar opinião, respeito esse que vejo jornalista em rede social bloqueando gente por um simples "eu discordo" ou por algum questionamento que claramente se nota que não tem as famosas ofensas e ameaças que cercam as redes sociais atualmente, o famoso separar joio do trigo até pra não transformar em algo ditatorial. Ninguém pode ser dono da verdade.
Eu até sou daqueles e aí é uma opinião particular minha: Penso que todos tem times de coração, todos tem as suas preferências seja no esporte que for, é de cada um estar afim de assumir sua preferência clubística ou não(cada um tem o direito até também porque tem lugares onde o bicho pega com relação a isso), é até faz parte daquela situação da "não hipocrisia", agora fingir que torce pra outro time só como papel de "aiii vou me livrar dessa pergunta que é chata" aí considero hipocrisia pura. Agora não se pode deixar com que isso meta uma famosa cegueira as coisas que acontecem, é o famoso elogiar, sugerir, criticar sempre que necessário e sem médias. Vejo grandes casos de gente que já assumiu seu time de coração e que fazem comentários justos e sensacionais.....Mauro Beting é um exemplo disso e é admirado por outras torcidas também, PVC também entra nessa por exemplo(e é Palmeirense).
Sem titubear e aí até faço igual ao Bruno Prado.....abro espaço para discussões e esse debate que é super válido. Como diria o Blog do Carlão: Jornalista esportivo também faz parte do famoso 7 a 1 que se levou da Alemanha ano passado.
A pergunta tá aí, concorda? Discorda? A palavra é sua. E sempre lembrando.....temos profissionais bons e ruins em TUDO QUANTO É PROFISSÃO. E os maus.....deveriam ficar longe, mas ainda tem gente que dá trela pra coisa ruim, ai fica difícil, e aliás de gente má.....quero ficar longe. Prefiro ficar e seguir os bons.

Nenhum comentário: