sábado, 28 de junho de 2014

Brasil nos pênaltis elimina Chile e segue em frente na Copa

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


"O Brasil ganhou uma nova vida, como no videogame. Se não acertar emocionalmente, tecnicamente e taticamente vai acabar morrendo"(Paulo Vinícius Coelho, ESPN BRASIL)
"Se o Brasil não acertar, aí não adianta o adversário a se escolher"(Paulo Calçade, ESPN BRASIL)

Vou com os comentaristas de verdade a começar essa postagem de uma emocionante oitavas de final que está apenas no seu começo. O Brasil tá lá após um sofrimento danado onde por um pouquinho ou pela a trave do Pinilla na prorrogação e a trave do Jara o Brasil não cairia mais cedo nessa Copa do Mundo.
E são duas aspas nas quais, definem melhor do que qualquer análise técnica, emocional, tática ou o raio que o parta. São as frases que resumem todo. Não tivemos arbitragem ajudando em nenhum dos lados, não tivemos futebol bem jogado da seleção brasileira além do Felipão afundar a equipe nas alterações, não tivemos a sorte que os chilenos tinham que precisar depois de fazer uma partida praticamente perfeita tirando o segundo tempo em que estavam pensando na prorrogação mas saem de cabeça erguida e até nas rádios chilenas se falou em aplaudir esse time pela a forma que jogou.
O Detalhe que se chama pênaltis, onde Júlio César acaba brilhando pegando duas cobranças e pra gente dar o braço a torcer sobre o goleiro da seleção que o Felipão o tempo todo sustentou.
No quesito jogo, o Brasil tirando uma chance ou outra simplesmente não existiu em campo e nas alterações do segundo tempo aí foi que não existiu e precisa fazer muito embora o mata-mata acaba premiando as vezes o famoso "quem jogar mal pode se dar bem nos pênaltis". O Chile foi gigante, mais gigante do que todos os jogos da história embora a freguesia vai continuar, só que os comandados de Jorge Sampaoli não podem esmorecer jamais a uma eliminação dessas. Eliminação sofrida e doida do lado chileno e que de forma moral faz esse time ser o campeão dessa Copa por tudo que fez.
O Gol do Brasil no escanteio foi do David Luiz, você vai perceber que na câmera a bola toca nele por último meio de joelho igual o Rojo contra a Nigéria e o 1 a 0 a favor do Brasil. E olha que ainda tivemos um Neymar doido pra ser suspenso e tomar cartão, Fred só aparecendo pra dar uma no Medel achando que estava no Maracanã e com a camiseta do Fluminense e um erro na saída de bola de lateral onde resulta no gol do Alexis Sánchez. Pior de tudo foi que de um certo momento, o Brasil chutar a gol que é bom nada e só queria saber de se jogar sendo que a arbitragem não dará qualquer falta a não ser se for um Nishimura da vida.
Na segunda etapa, quando o Brasil atacou parou no Bravo e só deu Chile a etapa inteira. Sim, teve bola na mão que o Hulk dominou e pararam legal o lance. Sim, não era jogo pra Valdívia. Sim, teve chance do Aránguiz onde o Júlio César espalmou bola vinda em cima dele. Sim, vamos pra prorrogação e é assim que aconteceu e com o famoso tempo histórico do Brasil segurar pra não levar gol no final de jogo.
Na prorrogação, tivemos poucas chances. Oscar e Hulk chegando e parando no Bravo. Na segunda etapa da prorrogação, o Chile só pensava nos pênaltis e o Brasil nem tinha competência pra matar o jogo porque não estavam jogando absolutamente nada. E aí veio o lance que deu uma silenciada no Mineirão que foi o travessão do Pinilla onde era o gol da eliminação brasileira e classificação chilena embora teve ainda tempo de Ramires chutar pra fora. Pênaltis no Mineirão!
Num jogo tão cheio de detalhes, mesmo com o Chile sendo melhor quase o tempo todo....tinha que vir as penalidades. Dizem Botafoguenses supersticiosos que um toque do Jéfferson no Júlio César fez ele brilhar(não sou eu que estou falando, fui fuçar o twitter e aí vi a Ana Telhado que é Botafoguense de 4 costados falar isso) e o pessoal tinha quase certeza que se o Brasil não passasse tinha mineiro falando que o Victor iria se dar bem, no famoso puxar sardinha para o seu time de coração que é normalíssimo nesse momento.
E aí veio o Chile errar as duas primeiras cobranças, onde a primeira do Pinilla foi ridícula cobrança e a segunda uma defesaça do Júlio César no lance do Alexis Sánchez e o Willian errando do lado brasileiro. Teve os acertos do David Luiz e a do Aránguiz que fez chileno enfartar com uma cobrança maluca daquela onde o Júlio César nem arriscou pegar. Na sequência após a cobrança do Marcelo e a do Aránguiz teve o Hulk batendo mal e o Cláudio Bravo defendendo e botando o Chile no jogo onde o Diaz fez o gol. Neymar bateu bem, imagina se ele erra a penalidade....até pra mim confesso que seria legal ver Neymar perdendo embora por um lado seria tema chato ainda mais se o Brasil caísse fora. Só que isso não rolou, e ele bateu bem a cobrança.
E aí fomos para a última cobrança, Jara na bola...se o Chile fizesse era cobranças alternadas e se errasse acabou e aí......trave que parou Pinilla na prorrogação e nas penalidades também e o Brasil passa de fase de forma emocionante e no sofrimento que quem torce pra times onde tem títulos com o Felipão.....vai ser largo assim sei lá onde viu!!!
E aí eu volto pras aspas abertas no começo do post ditas por PVC e Paulo Calçade em análise fria do jogo. E bota ganhar vida nisso!
Chile é eliminado de cabeça erguida e o Brasil segue em frente e a Copa do Mundo continua para todos nós, quem viver verá como diria Jovassi!

Nenhum comentário: