domingo, 6 de abril de 2014

LNB na Argentina e sua última rodada, primeira fase!


A primeira fase da temporada 2013-2014 chegou a seu fim nessa noite de sábado com todos os jogos no mesmo horário e o blog que nem faz no nosso NBB se esforçando pra levar o melhor pra você e acompanhando as partidas de todas as formas possíveis e impossíveis. Resumão dessa última rodada com jogos que valeram posição melhor por classificação, gente querendo ficar entre os 4 primeiros pra jogar playoff a menos e assim vai e essa temporada e a outra está suspenso os rebaixamentos.
Vamos aos placares, opiniões e relatos dessa última rodada lá da primeira fase na Argentina e sorte que lá...é rádios em todos os jogos e até o site da Liga dá um carinho especial as rádios e sabe o quanto elas salvam todos e sem contar que as TV´S de cada local podem mostrar além da Tyc Sports e a Directv Sports(que recentemente virou patrocinadora da Liga) e nisso..pessoal lá dá banho de bola na gente, como em outras coisas também e exemplos bons tem que ser copiados.
Embora já estamos no domingo, vamos aos relatos que são longos!

 

 

Lanús 84 x 92 Obras Sanitarias
La Unión de Formosa 90 x 97 Atenas
Argentino de Junín 88 x 64 Weber Bahía Estudiantes
Libertad Sunchales 79 x 63 Estudiantes de Concordia
Gimnasia Indalo 88 x 93 Boca Juniors
Regatas Corrientes 78 x 73 Quimsa
Olímpico de La Banda 82 x 65 Sionista


Começamos falando da volta por cima do Boca que tinha assegurado a terceira colocação, mas jogou contra o Gimnasia Indalo em Comodoro Rivadavia e como pode os comandados de Gonzalo Garcia que chegaram a abrir 20 pontos de vantagem sucumbirem tanto na partida contra o Boca deixar com que chegou a prorrogação e na prorrogação conseguiu perder o jogo? Tava vendo a partida e o domínio do Gimnasia dentro e fora do garrafão era nítido e com o Boca sem achar absolutamente nada durante 3 quartos, e no intervalo tava 44 a 32 a favor dos comandados de Gonzalo Garcia. Na volta do intervalo, com Byron Johnson, com Clancy e com Cavaco....o time de Comodoro Rivadavia chegou a abrir 20 pontos de vantagem como falei e no final do quarto estava 67 a 52. Eis que chega o último quarto, vale destacar também os méritos xeneizes na partida principalmente na sua defesa, falava que o Boca não tinha treinador e costumava bater nessa tecla....hoje quem ganhou o jogo lá foi o treinador que na hora decisiva enxergou justamente isso e aos poucos foi assim que o Boca tirou a vantagem e com uma ótima atuação do Delía que apareceu no jogo com suas bolinhas e pendurando o adversário com faltas e o Faggiano também aparecendo no jogo. Resultado disso? Restando 7 segundos, tava 83 a 81 com o Cavaco errando um lance livre e a última posse era xeneize e Alejandro Diez empatou o jogo por lá e na prorrogação onde os dois times se alternaram na frente....valeu o Clancy cometendo violação na hora errada e o Boca definindo o jogo nos lances livres e uma vitória espetacular onde sei que o pessoal do Triple Xeneize segunda feira lá terá que falar bastante do jogo pois foi uma derrota que até o narrador do Canal 9 de Comodoro falou que foi uma vitória porque “Boca es Boca”.
Cestinhas do jogo de lá que faz o Gimnasia jogar contra o Obras e ir pra sétima colocação...após passar a rodada o tempo todo na quinta colocação, olha como são as coisas: Tivemos do lado do Gimnasia 21 pontos do Schattmann, 18 do Byron Johnson, 17 do Clancy e 10 do Nicolás De Los Santos e do Cavaco. Já do lado vencedor que foi o lado xeneize tivemos Safar com 24 pontos, 20 do Delía e 18 do Faggiano.
Agora mudando de jogo, e aí falo do jogo que fez o Libertad de Sunchales se classificar entre os quatro primeiros e o Estudiantes que tava classificado mesmo perdendo tendo que secar uma barbaridade na rodada, mas viu o Obras virar seu jogo e o Quimsa mesmo perdendo passando e aí o time do Hernán Laginestra ser eliminado. Libertad que aliás desde o começo tenho dito que no papel era time pra cair ou algo do tipo, só que Fernando Duró fez milagre e sem contar alguns reforços pontuais que fizeram a equipe caminhar para isso e sem contar as vitórias importantes em jogos decisivos como aquela contra o Sionista dias atrás dentro de Sunchales. Confesso o erro de análise aqui, pois quem opina também pode errar e o Libertad está entre os 4 do campeonato e jogará um playoff a menos e merecidamente por tudo que fez na reta final da competição.
Na partida de hoje, o Libertad desde o começo tomou conta da partida e até abriu 10 pontos de vantagem, até que o time de Concordia com Lee Roberts carregando o piano da equipe fez a vantagem diminuir e fazer ficar só em 3 pontos no final pra 20 a 17 a favor do Libertad. No segundo quarto, eis que surge o banco dos comandados de Fernando Duró e principalmente Pablo Barrios e Lucas Vildoza(que estava no Quilmes e chegou em Sunchales muito bem) com suas assistências e 42 a 29 no intervalo de jogo a favor do Libertad. Aliás esse jogo foram um dos primeiros a começar e um dos primeiros a terminar...haja pontualidade.
Na volta do intervalo em Sunchales, o Estudiantes até tentou encostar a vantagem pra 10 pontos...só que veio as bolas de 3 do Lo Grippo e jogadas do Ciorciari e o Libertad só aumentou a vantagem e quando chegou o último quarto...o panorama não mudou muito e o dever de casa pra assegurar a quarta vaga foi cumprido e o Estudiantes tá fora dos playoffs. Cestinhas do jogo por lá: Libertad teve 23 pontos do Diego Garcia, 17 do Lo Grippo(ex Quimsa) e 13 do Rollins. Já o lado de Concordia teve Kyle Hunt com 17 pontos, 16 do Lee Roberts e 12 do Eduardo Gamboa. Pra quem não sabe, Estudiantes de Concordia que estão jogando Juan Manuel “Pitu” Rivero que estava no Fluminense aqui e o ex Mogi Cristian “Titi” Cortés.
Agora mudamos de jogo, aliás foram 2 jogos no quase mesmo panorama. Primeiro falo do Panorama que tivemos em Junín onde o Argentino de Junín(segunda temporada consecutiva com o Capelli e o Adrián conseguiu classificar a equipe e reerguer a uma posição daquelas e eu que achava que com as perdas da ultima temporada não iria conseguir se dar bem...me enganei de novo) ganhou fácil do Weber Bahía Estudiantes que estava mais em fim de feira que qualquer coisa lá em Junín. A partida desde o começo quando abriu 27 a 9...tava em total controle da equipe Juninense e vamos destacar a partidaça que fez Lucas Pérez. Nem na época de Lanús ele fez o que ele fez hoje, aproveitamento alto nas bolas de 3 e muito mais, o 4 juninense que já foi um dia do Lanús....sobrou em quadra, deu show em quadra. Pessoal em Junín fez a festa e todo mundo pode jogar e o Argentino jogará contra o Olímpico de La Banda nos playoffs e será uma série equilibrada. Cestinhas do jogo? Lado Juninense teve além dos 34 pontos do Lucas Pérez teve também 13 pontos do Marcus Melvin(lembro dele dando trabalho ao garrafão do Uniceub Brasília na Liga Sul Americana...eu que aliás sou o único que não me surpreendi com a vitória deles sobre o Uniceub Brasília na época e até hoje não me surpreendi nadinha) e 10 do Landoni. Já o lado Bahiense(terra de Sérgio Hernandez)15 pontos do Lisandro Rasio(ex Peñarol) e 10 do Clark e mais nada.
Já que falei no Olímpico(time que joga o De Andre Coleman que esteve jogando no Paschoalotto Bauru e lá tá fazendo uma ótima temporada, e olha que acompanhei muito jogo dele hein), o Olímpico ganhou do Sionista(Sionista que enfrentará  o Quilmes e ainda com direito de mando de quadra, 3 na casa do Sionista e 2 em Boca Unidos. Aliás impressionante como o Quilmes caiu de produção além de perder pra adversários jogadores como Vildoza por exemplo) em jogo no qual esteve muito equilibrado embora no começo o Sionista chegou a abrir 12 a 2, mas no final do quarto apareceu Coleman e ele fez o time de Santiago Del Estero encostar no jogo e ficar só a 2 pontos atrás no fim do quarto. No segundo quarto, além do banco, surgiu também o Pellot-Rosa(ex Quimsa) e o Olímpico ficou na frente embora graças a Mariano Byró e a Mikulas o time de Paraná não deixou chegar e numa cesta no estouro do cronômetro, na última cruzeta do quarto Daniel Hure fez o placar ficar igual no intervalo e 41 a 41.
Na volta do intervalo, foi o quarto em que o time da casa se superou e aí veio toda a experiência e esperteza do Fernando “negro” Malara(ex Boca e ex tantão de clubes) e o time do Olímpico aumentou essa vantagem e na batuta do Coleman a vantagem foi só aumentando. O que era 10 pontos em parte do terceiro quarto, no último quarto chegou a 20 e a vitória e a vaga na última hora dos playoffs chegou em pleno Vicente Rosales e os cestinhas do jogo? Lado do Olímpico teve 18 pontos pra Malara, 15 pra Coleman, Vittar com 13 pontos e 11 pra Ariel Pau(ex La Union de Formosa, aliás lembro na época que ele simplesmente anulou o Nezinho). E do lado do Sionista, tivemos 9 pontos do Byró e ninguém chegou a 2 dígitos de pontuação no time comandado por Sebastian Svetliza que tem oscilado demais nessa competição.
Mudamos de jogo, e o assunto é o Atenas que jogou contra o lanterna em Formosa e quem diria que a última rodada pra quem vem sido a decepção da Liga onde ficou tanto tempo na posição intermediaria vencer o jogo e a rodada dar uma ajudada na qual ainda vai terminar em quinto com tudo que aconteceu nessa primeira fase...a Liga Nacional lá também tem suas loucuras desse tipo e sabemos que se o Atenas jogar bola ele consegue chegar mais longe que isso, agora quem acompanhou a primeira fase viu que o Atenas oscilou demais e até falei que era um time que pelo o elenco que tem....tava passando vergonha em ficar em posições intermediárias, teve até momentos que estava fora do playoff...só que ao mesmo tempo teve vitórias importantes e atuações daquelas ótimas embora o “entregar jogo ganho quando joga no Cerutti” ainda continua, haja pipocada para se falar num bom Português.
Primeiro quarto, só deu o time de Formosa com melhoria cordobesa graças a Mariano Fierro no final do quarto onde tava 24 a 20 apenas para o La Unión, lucro danado em Formosa. No segundo quarto, o Atenas botou as coisas no lugar e passou a frente no marcador e o Elliott é quem puxava e tentava equilibrar a favor do time do La Unión. Só que Ferrini, Herrmann e Lábaque fizeram o Atenas abrir vantagem e 45 a 36 no intervalo.
Na volta do intervalo, o time da casa encosta no marcador e o Atenas voltou sonolento, a sorte é que as vezes se tem adversário ruim no outro lado onde se dá uma cochilada contra Peñarol da vida...acaba se dando mal e a vantagem indo lá pra 15 pontos onde não é fácil de tirar e com Elsener vindo do banco...10 pontos de vantagem abertas a favor do Atenas embora no último quarto se deixou encostar de novo e a partida teve que ser definida no fim onde Lábaque decide nos lances livres e mata o jogo e faz o Atenas ficar na quinta colocação onde jogará contra Quimsa. Cestinhas? Atenas teve 26 pontos do Lábaque, 16 do Elsener, 11 do Ferrini, Espindola e do Herrmann. Já o La Unión teve(Gabriel Piccato comanda a equipe) Elliott com 24 pontos, 22 para Gianella, e 17 pra Keenan. Lá no time de Formosa joga Luciano “Chuzito” González ex Minas, pra quem não sabe.
Mudando de jogo, vou falar da classificação Tachera na última hora após estar perdendo a partida quase o tempo todo mas no último quarto na sua reta final conseguir virar e vencer no Antônio Rottili. E sabe quem estava lá vendo o jogo e isso não é invenção minha não? Nico Laprovittola estava lá vendo a partida e deve ter pensado: ”Ainda bem que o Flamengo me contratou, olha o que eu iria encarar nessa temporada”(Informação aliás do Matias Traversa) e viu o Lanús jogar bem, jogo que foi da Directv Sports pra Argentina e o time granate jogou bem embora saiu com a derrota. Lanús e Obras que fizeram uma partida bem equilibrada e que só o Lanús do Miguel Volcan Sánchez só distanciou na reta final do segundo quarto graças a Hernando Salles que carregou o time nas costas em grande parte do jogo e no intervalo estava 39 a 32 a favor do Lanús.
Volta do intervalo, time Tachero encostava no placar mas faltava aquele Sprint final pra virar e o Lanús doidinho pra perder a partida e a vantagem que tinha, só que ninguém aproveitava e até as vezes dava a impressão que ninguém queria ganhar ali através do rádio claro, pode ser que eu tenha me enganado também, afinal não sou dono da verdade como alguns por aí. Até que no último quarto com Zanzottera, Juan Ignacio Jasen e Iván Basualdo...a virada Tachera veio no placar embora Salles e Mázzaro até fizeram o Lanús empatar o jogo e a partida ficar disputada até que uma anti-desportiva dada em Lorrenzo Wade(esse jogador é horrível, já fez o Lanús perder muito jogo com ele) e aí foi assim que o Obras definiu a sua classificação aos playoffs e vai enfrentar o Gimnasia e de forma muito sofrida, pois a derrota fazia o Obras ficar de fora ainda mais após que souberam da vitória do Olímpico em casa certamente.
Cestinhas no Rotilli? Lado Tachero que foi vencedor teve 18 pontos do Juan Ignacio Jasen, Zanzottera e Mc Gowan com 17 pontos cada, Basualdo com 13 pontos, 11 do Juan Manuel Fernandez. Já o lado granate que só fez vergonha nessa temporada até na Liga das Américas teve 31 pontos do Hernando Salles, 19 do Lorrenzo Wade, 17 do Mázzaro e 12 do Eslava(Lanús terá que fazer muita coisa pra próxima temporada, e bota muita coisa nisso....foi uma temporada pífia).
E no último jogo do dia, onde sei que esse texto longo seja espanhóis ou brasileiros devem estar cansados de ler e aí peço desculpas por causar isso....tivemos a última partida que terminou e o Quimsa mesmo perdendo passou de fase e vai jogar contra o Atenas já que entrou na última vaga e o Regatas assegurou a muito tempo a primeira colocação e tava só cumprindo tabela(estava sem Bortolín). Vou até dar uma resumida no jogo onde o tempo todo tivemos muito equilíbrio, era o gringo do Quimsa que era o James Silas puxando o time nas costas em grande parte do jogo, era o time correntino cometendo erros só que não estava muito atrás no placar. Tudo foi se decidir no último quarto, onde Mc Hopson apareceu e uma cesta a 44 segundos do Nico Brussino fez os comandados de Casalánguida virar o jogo e junto dela no ataque seguinte o Mc Hopson roubar uma bola importante e definir o jogo nos lances livres por mais que o Quimsa pediu tempo e foi tentar correr atrás até fazendo falta rápida. Vitória correntina no final e a galera santiagueña...pode respirar, porque mesmo com a derrota está nos playoffs.
Cestinhas lá em Corrientes: Lado Correntino teve 19 do Mc Hopson, 13 do Martina e 11 do Martínez. E o Quimsa? Lado Santiagueño teve Darren Phillip com 21 pontos, James Silas com 20 pontos e mais nada.




PALPITES MEUS? Aqui vai!
Atenas 3 x 1 Quimsa
Argentino 3 x 2 Olímpico de La Banda
Gimnasia 3 x 2 Obras
Sionista 2 x 3 Quilmes

Nenhum comentário: