sábado, 1 de junho de 2013

Flamengo bate Unitri Uberlândia e é Bi-Campeão do NBB

 
Fotos próprias tiradas por mim e o 77 a 70 que teve o Flamengo campeão lá na HSBC Arena nesta manhã de sábado. Título que aliás promoveu o fato do Flamengo ter ganhado o mando desde a primeira fase com aquela campanha que todos sabem como foi. Claro que a questão da final única acaba sendo uma discussão independente do vencedor de hoje e claro que muitos e eu também sou contra esta final ser apenas em 1 jogo, isso só atende os interesses da TV e o pior é que os clubes ficam sendo cordeirinhos e nada fazem pra isso mudar.
Muita coisa pra falar, até pareceu a vez que fiz in loco a cobertura do Uniceub Brasília em cima de Franca no Nilson Nelson em que deu o título para o Uniceub Brasília.
Uma dessas coisas foi que 16,364 pagantes estiveram vendo e o lado rubro negro esteve muito mais feliz, estreou o novo patrocinador da próxima temporada que é a Harley Davidson estampada na camisa e sem contar a nova camisa pra próxima temporada também e foram pé quentes. Outra coisa a dizer, o título do Flamengo é merecido sim, só que não esqueçamos da forma como conseguiu o efeito suspensivo do Caio Torres, claro que o Flamengo poderia ganhar pelo o elenco que tem a final sem Caio Torres, só que pelo menos seria coerente pra própria competição que após aquela confusão de novo ficou manchada. Lembrando que mesmo com a citação desse fato, o Flamengo tinha chances de vencer a Unitri Uberlândia. Não nos esqueçamos disso!!
Outra coisa a dizer, é o fato da Unitri Uberlândia estar apática, parece que de um certo momento entregou os pontos e não se entrega os pontos assim. Collum estava caindo nas dobras, sendo que se ele tem um pouco mais de percepção...via o Cipolini toda hora livre pra fazer a cesta ou cavar uma falta. Robert Day, não se viu em quadra e seria legal se ele fosse se naturalizar como estive lendo outro dia por aí, pois até a Unitri reforçaria com mais gringo de qualidade e não ficaria jogo cantado. Esperava mais do time do Hélio Rubens que fez muito nessa temporada, lesões e muito mais coisas ocorreram no Triângulo e essa chegada a final foi um prêmio total e as tais provocações do Wellington Salgado que não teve NADA DEMAIS...foram pro espaço, pois é!
E bem que eu estava sentindo que o Zanotti iria jogar no lugar do Benite do lado do Flamengo hein? Queriam guardar o Duda pra momentos decisivos igual fizeram contra o Vinac São José, só que hoje ele não foi decisivo.
Falando já do jogo, a Unitri Uberlândia entrou deslumbrada em quadra e com isso viu o Flamengo atropelando no começo de jogo e abrindo vantagem, apertando lá atrás e vendo Caio Torres, Marquinhos e outros jogando bola. 21 a 15 para os comandados de José Neto.
No segundo quarto, o jogo estava praticamente controlado pelo o Flamengo seja na defesa e seja no ataque, até que a Unitri Uberlândia parou de afobação e começou a trocar um pouquinho mais de bola e quando fez isso, teve o Gruber aparecendo com chutes de fora e até empate em 27 no meio do quarto até forçando o Flamengo a pedir tempo. E enquanto o aproveitamento do lado rubro negro era péssimo das bolas de 3 até lembrando o jogo contra o Peñarol na Liga Sul Americana em Corrientes, do outro se via a Unitri fazendo o simples e virando na última cruzeta graças a Robert Day(que só apareceu aí, pois esteve mal hoje, embora estava bem marcado também) e um 34 a 33 no intervalo a favor dos comandados de Hélio Rubens.
Na segunda etapa, a Unitri voltou mal das pernas e o Flamengo voltou muito bem e quando o time começou a abrir vantagem com direito a Olivinha chutando sozinho, Kojo chutando, o aproveitamento das bolas de 3 melhorando cada vez mais....foi igual a torcida se levantar e explodir na Arena HSBC e com o Collum se enrolando na dobra feita toda hora em cima dele, defesa rubro negra respondendo e com direito a baita atuação do Zanotti...fez com que a vantagem fosse pra 9 de vantagem.
Igor, a arbitragem esteve mal como sempre? E ainda perguntam? Claro que ela esteve embora deixamos claro que o jogo foi resolvido na bola!E no final do terceiro quarto, 58 a 49 para o Flamengo.
Último quarto, últimos 10 minutos do NBB que agora só volta em Novembro e com muita novidade e com o mercadão do basquete pegando fogo e o Flamengo simplesmente administrava a vantagem. Ela ficava em 10, 9 pontos de vantagem quase todo o sempre. E com direito a na hora decisiva o Marquinhos decidir o jogo, apagando aquele papo de que no playoff ele pipoca, algo que ele era sempre rotulado e desta vez o 11 deu a volta por cima e conseguiu manter a vantagem no jogo. Nos últimos minutos, a Unitri já tinha jogado a toalha, não tiraria os 12 pontos de vantagem que a partida estava e com Robby Collum e Robert Day muito mal...ficou mais complicado.
Uma temporada que a Unitri Uberlândia foi muito bem e que pode caber pra mais!
E Flamengo campeão de forma merecida deste NBB, tinha mais elenco e tinha o tal mando de casa que influencia muito também, só que na bola jogada...era o título rubro negro a vista e ainda mais quando abriu a chave com a eliminação do Uniceub Brasília.
E o Neto hein? Pressionaram o cara o tempo todo e até acharam que ele não levaria a taça, mas levou e de forma pra lavar a alma dele e daqueles que não acreditaram nele!!
Cestinhas do jogo: Flamengo teve Caio Torres com 23 pontos, 16 pontos do Marquinhos, 10 do Olivinha e 9 do Zanotti.
Já a Unitri Uberlândia teve Gruber com 20 pontos, 16 pontos do Cipolini e 13 do Valtinho.
Parabéns ao Flamengo pelo o título do NBB!!! De coração!
E mais uma temporada que você acompanhou o NBB daqui, seja jogos in loco e seja no conforto do lar falando tudo da competição da forma que todos merecem, agora que venha Novembro e a volta do NBB.



ALGUMAS OBSERVAÇÕES
A primeira delas é destacar que o Blog terá a sua relação de rádios na próxima temporada claro, destacar também que o Caio Torres ganhando o MVP da final....me faz pensar naquilo lá do efeito suspensivo. Outra coisa, o Marquinhos mereceu ser o MVP do campeonato, por tudo que jogou e até pra apagar o fato de que ele não decide nos playoffs, fez justamente isso e independente se o adversário era 1 ou outro, lavou a alma merecidamente. A Tal volta por cima que o esporte permite!
Na seleção do Campeonato, onde o Lula Ferreira merecidamente por tudo que fez com o time francano levou o prêmio de melhor treinador do campeonato teve Fúlvio como melhor armador(indiscutível), Marquinhos e Robert Day(uma lógica daria certamente embora o Joe Smith merecia ser lembrado), Rafael Mineiro(uma grata surpresa aliás) e Caio Torres também.
Ótima homenagem ao Oscar Schmidt que se recupera do Câncer e sem contar Zico e Júnior que estavam lá vendo o basquete também, isso tem que ser destacado, foi a moda Flamengo essa homenagem aos ídolos do clube seja no basquete e no futebol.
E a grata surpresa do campeonato embora acompanhei muito jogo com Rádio e TV no mudo, foi o Renatinho comentando os jogos na Sportv. Ele fazendo dupla com o Odinei Ribeiro(Odinei que merecia uma final de NBB pra narrar sim) foi sintonia total e até nos jogos do interior de SP também. Grata surpresa da temporada no geral!
E o Hélio Rubens pra quem não sabe, mais um que criticou a final única...pra engrossar o coro! E não vou analisar como foi Anderson Varejão nos comentários, pois não acompanhei por ele, mas dizem que ele foi muito bem na Globo.
E a Assessora do Uniceub Brasília fazendo média ao Flamengo, que coisa patética hein, que ninguém nos ouça aqui!

Nenhum comentário: