terça-feira, 9 de julho de 2013

Argentina Campeã da Copa Stankovic 2013!!!

Torneio que durante todos esses dias você esteve acompanhando aqui no blog e fiz questão de acompanhar, falo da Copa Stankovic onde estava a Argentina de Julio Lamas conquistando título da competição de forma justa e merecida. Nessas duas fases de torneio...a Argentina só perdeu para a Austrália na estreia e mais nada, até no costume do fuso e de demais fatores que tiveram que se acostumar durante esses dias foi assim a vida argentina em terras chinesas e a vitória em cima de uma China que renovou algumas caras e algumas outras permaneceram só que o jeito de jogar embora agora botaram treinador grego para ver se evoluia algo....parece que não mudou tanto assim. Aliás uma partida com placar bem baixo por sinal.
Torneio amistoso no qual fez as avaliações aumentarem para ver quem está pronto e que a briga está intensa para ver quem joga o pré-mundial de Caracas que será decisivo para a seleção argentina jogar o Mundial de Basquete, alguns falam em 8 vagas garantidas embora pode unir Scola e Kammerichs(isso, o Yacaré tinha ido se aposentar, mas parece que mudou de idéia) e as brigas ficariam restante para poucas vagas na seleção que estará no Pré-Mundial.
Tenho que concordar com duas análises, duas análises de quem entende do riscado, de quem entende realmente de basquete. Falo de Alejandro Pérez que esteve twittando duas coisas interessantes, a primeira delas é sobre a evolução durante esse giro de torneio do Nicolás Laprovíttola que não abusa do drible e que já está largando mais rápido a bola embora o ritmo cadenciado é a característica do ex granate e agora reforço rubro negro no NBB. E a outra é sobre Selem Safar(novo jogador do Boca Juniors) que pode ter uma vaga no Pré-Mundial pela a razão pequena de ser o único jogador que chuta normalmente, o conhecido "tirador natural" como eles dizem.
Sobre a vitória argentina de hoje, desde o começo o time dominou e com uma defesa apertando toda a quadra, algo que nos dias de hoje todos estão começando a apostar e saber que a defesa é uma das coisas mais importantes e ainda fazendo feijão com arroz...e tinha Pablo Espinoza e Juan Pipa Gutierrez atuantes a Argentina abriu 15 a 4. Só nos minutos finais do primeiro quarto é que a China parecia melhorar e até pontuou um pouco mais e estava 17 a 9 no final do primeiro quarto.
No segundo quarto, Lamas botou uma formação com Boccia, Safar e Campazzo em quadra e essa formação não deixou a peteca cair durante o quarto e a China estava sentindo imensas dificuldades de fazer algo para encostar no marcador além da marcação e da falta de evolução em seu jogo que ainda está nítido e com isso um 34 a 23 a favor dos Argentinos de forma muito fácil e ainda com Pablo Espinoza jogando muita bola.
Na volta do intervalo, as duas equipes cairam demais de produção e o jogo ficou feio. Lamas aproveitou para botar Torres, Bortolín e Marcos Delía e a vantagem de 19 pontos foi conquistada graças a Leo Mainoldi que chutou de 3 e botou essa vantagem faltando 1 minuto e pouco pra terminar o quarto. E o quarto terminou 49 a 33 em favor da Argentina.
No último quarto, parecia mais fim de feira do que qualquer coisa e o quarto teve quase 4 minutos de placar zerado...só com uma bandeja do Laprovíttola que os times pontuaram no quarto.
Ficarei devendo os números dos cestinhas, só sei que o Pablo Espinoza teve 14 pontos(consegui ver esse relato graças ao Marcelo Nogueira, ex Espn Argentina e que agora trata do basquete no jornal Olé). Parabéns a Argentina, título em que sobrou demais e é preparação para o que vem por aí que será importante, os momentos de incertezas estão tendo ainda mais agora em que alguns jogadores não jogarão e muito mais(Quinteros e Prigioni fora além do Manu Ginóbili) no pré-Mundial e tá na hora de reposição. Só que algo que me admira demais nesse time argentino é que a tal coletividade que parece perder....não é perdida jamais, o jeito de jogar segue o mesmo, o mesmo que o basquete atualmente cobra e que faz essa seleção ser o que ela é, não se pode perder essência.
Parabéns Argentina e que a equipe consiga a vaga em Caracas, eu acredito nisso e você?

Nenhum comentário: