quinta-feira, 5 de outubro de 2017

San Martín passa vergonha, Cimarrones faz história, assim é a Liga Sul-Americana de Basquete

O Tweet do Carlos Altamirano, narrador da Directv Sports é simplesmente explicativo, vou traduzir para vocês(embora os argentinos entendem o dito acima): "Equipes Argentinas não só não ganham títulos internacionais, agora ficam eliminados na primeira fase. Cimarrones nas semifinais, histórico para Colômbia. San Martín deve ganhar amanhã e esperar se entra como melhor terceiro, igual é super(hiper) decepcionante por onde se olha."
Um país que de longe respira basquete, um país que não tem a sua imprensa atenta no basquete nem de longe, um país que o seu torcedor não é tão ligado ao basquete(algo que passam em algumas cidades brasileiras), e que tem todas as dificuldades relatadas como disse em outra postagem como a comida ruim, o não poder fazer ligação internacional, a quadra do evento ser arrumada em cima da hora e sem falar na falta de água quente e com a FIBA aceitando tudo isso. Só que no âmbito quadra, o Cimarrones de Quibdó acabou de fazer história nesses dias, e desta vez jogando basquete. É um fato a ser dito.
O que vai ser explicado no lado correntino sobre esse papelão, essa vergonha passada para toda a América do Sul ver? O que Sebastian González buscará de explicações pois o seu elenco foi muito a quem? E ainda bem que lancei o tweet do Altamirano aqui que vira super explicativo perante toda a situação do duelo. 81 a 76, Cimarrones numa segunda fase que NINGUÉM, nem eles esperavam, um time que embora jogou basquete nessa noite, é um time bastante físico, sem muita qualidade mas com um físico que supera tudo e levando para esse lado pode ser triunfo de mais zebras durante a própria competição, eu disse que PODE e não disse que SERÁ. Claro que a base desse time colombiano consiste em estrangeiros somados a jogadores que se viram na Americup como Jackson e Moreno por exemplo.
Antes de falar do jogo em si, o que falar de um jogo que foi paralisado por causa de laser, e sem contar numa segunda bola arremessada em quadra como o lance foi bem registrado pela turma do Basket Argentina no twitter: https://twitter.com/BasketArgentina/status/915765927999832064
O que me dizem de um lance desses? Pela rara vez, a gente vê a desordem sendo premiada com tudo isso, e quando criticamos tudo isso....não é desprezando, ou desrespeitando o feitio deles não, é alertando até para eles mesmo que querem crescer no futsal mas estão com uma quadra nada apropriada para tal como vi dias atrás na fase do zonal da Liga Sul-Americana de Futsal, e agora com todos esses ocorridos com a quadra construída em cima da hora. Eles precisam aproveitar esse momento que botaram uma equipe na próxima fase da competição num grupo em que eles seriam o saco de pancadas e se reestruturar e não se acomodar se quiserem crescer não só na base dos resultados.
Sobre o jogo, o equilíbrio prevaleceu bastante e nisso a alternância no placar também veio. 22 a 21 na última posse do quarto inicial e Cimarrones na frente com direito a Moreno no 1 contra 1 sobre o Keenan. No segundo quarto, tivemos o contundo equilíbrio se mantendo no meio e com a equipe colombiana levando para o lado físico da coisa, enquanto o San Martín estava apático mas ficava no placar devido apesar do 45 a 44 que ficou na frente.
Na volta do intervalo, o time colombiano se aproveitou demais do lado "rojinegro" que precipitava bolas e que não existia no quesito rebotes tendo jogadores capacitados para isso como são Wood, Keenan e Mainoldi(os 3 sumiram com o tempo de jogo) e se não é um Faggiano, um Lescano....a coisa ficaria pior. Nisso, o time colombiano com Carraway em quadra, com Rentería e sem falar no Michael Jackson....fizeram uma pequena vantagem antes do último quarto num 63 a 56, vantagem essa que ficou administrada quase que o tempo todo, faltava bola mesmo para que o San Martín pudesse chegar ao jogo. Até que o San Martín chegou a ter chances de descontar a vantagem, mas nos lances livres o Cimarrones além de roubadas de bola na hora certa......venceram o jogo, estão classificados.
Igor, porque San Martín x Hebraica y Macabi não estão fora e é duelo decisivo? O novo regulamento na Liga Sul-Americana de Basquete permite que o melhor terceiro colocado entre os grupos A,B e C passe de fase. Ou seja, é um deles vencer e secar o que rolará nos grupos B e C, já que o grupo D só passa o primeiro colocado. O San Martín pode se salvar do pior vencendo o Hebraica y Macabi que terá que ir atrás disso, alguém precisa contar para eles sobre essa situação. De hora, Flamengo e Cimarrones estão classificados sem precisar disso.
Para o San Martín de Corrientes, uma vergonha, um fiasco daqueles que fará repensar muitas coisas e que não existe desculpas para uma falta de basquete jogado, primeiro a negligência na estreia que estava dominada e bem organizada contra o Flamengo e agora uma atuação daquelas patéticas para um adversário que no fundo era mais inferior, mas que jogou basquete apesar de tudo e conseguiu a vitória. E se ninguém tem coragem de falar o que falo, paciência, aqui tenho coragem de dizer isso.
Cestinhas/ Maximos Puntuadores: Cimarrones teve 27 pontos do Michael Jackson, 14 do Carraway, 11 do Rentería e 11 do Moreno. Já o San Martín de Corrientes teve 17 pontos do Justin Keenan, 13 do Jeremiah Wood e 10 do Matías Lescano.

Nenhum comentário: