quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Independiente campeão da Sul Americana,Grêmio dentro da Libertadores,Racing Fora e Flamengo Na Sul Americana

Tentei resumir no título do post de forma significativa o que realmente aconteceu além do título do Independiente que foi a chegada do Grêmio a Libertadores,mas no caso a Pré Libertadores ainda e Flamengo na Sul Americana e o Racing que brigava por vaga no Apertura caindo fora,mas sobre isso lá pro final do post eu digo algumas considerações que preciso fazer.
Antes de mais nada,não costumo declarar a minha torcida aqui,mas no caso torci para que o "rey de copas"(como é famoso o Independiente)ganhasse a Copa Sul Americana,com todo o respeito ao Goiás mas isso se deu devido a alguns questionamentos do tipo Botafogo pegar Flamengo e muitos torciam a favor do Goiás até pra escapar esse confronto,me pergunto: se o time quer pensar grande não deveria encarar seu rival desafeto e mostrar a que veio e bater ele sem traumas?Tem que se garantir e quem quiser ser campeão ou de uma Sul Americana ou de uma Libertadores não se escolhe adversário.
Também torci porque queria ver Gremistas e Colorados um tirando um sarro do outro na competição sul americana que nem tiram sarro num Gauchão e no Brasileirão também,e lá embora tenha seus problemas,é uma rivalidade que acho até sadia(tirando alguns abusos que rola em todo o tipo de rivalidade) e é merecido.Mas não seria hipócrita a vocês que o Goiás seria bom ver campeão também pelo o fato de ser um time de fora do eixo Rio-SP embora esteja na segunda divisão(não nos esqueçamos disso)e até estipularia o crescimento do futebol de Goiás de forma sensacional.
Vi também alguns relatos como em rádios goianas antes do jogo no qual o presente do título era para um ex jogador que já jogou no clube que era o Pinheiro e que infelizmente não chegou o presente.
Aliás outra coisa que chama atenção,o Racing que tem muito mais time que o Independiente do Mohamed perdeu a vaga por causa disso e o Independiente ficou com a última vaga do lado dos argentinos.
Sobre o jogo,honestamente o Independiente gastou a bola o primeiro tempo todo pareceu aqueles times que jogam na Bolívia se empolgam de alguma forma e depois perdem o ar.Foi isso que aconteceu com o Independiente do Mohamed.Mas engraçado foi que os 3 gols do Independiente,2 pelo menos foram bizonhos demais.Um deles a bola bateu na perna do jogador e entrou e o outro no caso do Parra ele fez deitado o gol enquanto o Marcão(que nada joga e a época dele já foi)ficava olhando pra torcida admirando a beleza do estádio.
Mas embora o 3 a 1 parecia leve,só depois disso o time do Arthur Neto começou a jogar bola e aproveitou o ar perdido pelo o time do Mohamed(Mohamed que lá na Argentina é valorizado de forma que comparo isso com o Joel Santana aqui no Brasil,a mesma coisa e os dois não são tudo isso que falam)e embora a segunda etapa tenha demorado o Goiás esteve melhor,teve impedimento injusto e ainda tinha Rafael Moura carregando nas costas tudo,além do W.Saci e outros do time goiano,eles pararam de falhar e tudo mais.Na prorrogação,era Independiente morto de novo e o Goiás teve chance e bola na trave.Se tem uma coisa que ninguém pode reclamar é de falta de empenho e luta do time goiano e isso eles deitaram e rolaram.
O Independiente deixou seu torcedor numa pilha de nervos e aflição porque o time não tinha pernas pra nada,os 11 estavam cansado e ainda teve um lance que o Navarro ainda queria levar o Rafael Moura expulso,só que nem deram trela pra ele.
Resultado de tudo isso?Pênaltis,e ali a competência vale.Estava todo mundo batendo bem ali e aí vem a cobrança do Felipe que entrou na segunda etapa,bateu mal e foi na trave e aí era o detalhe que se precisava para o Independiente ser campeão e de forma merecida,fez a campanha para tal.
Depois de algum tempo o time de Avellaneda voltou a comemorar título e a jogar com a sua camisa pra Libertadores,mas o time é bem fraquinho,fraquinho demais.Até em meu Twitter pessoal tinha soltado o comentário de que se o Independiente disputasse a série B brasileira aqui,nem subiria e tenho dito.Mas a tradição e a raça argentina prevalece a até uma falta de sorte do time goiano e que era Brasil pra alguns torcedores de alguns times e pra outros não.
E olha que achei que o Ruiz deixou uma hora e na primeira etapa o pau quebrar,mas jogo em competição sul americana o bicho pega,ninguém alisa como acontece no futebol brasileiro aonde qualquer beliscão e peteleco é falta(aliás Neymar que se cuide viu numa Libertadores,não é qualquer faltinha dessa que vão apitar em você viu e não vale chorar).
Queria avisar para o Carlos Eduardo Lino da Sportv(tive essa situação no final quando liguei a tv)que o Tuzzio é o mais experiente da equipe e que jogou na época de River,ele não é da base do Independiente não.Pra não falar besteira ou achismo é bom ficar quieto as vezes né?
Outra coisa que digo,o Fla só foi pra Sul Americana devido a isso,porque pela a campanha que o Flamengo fez no Brasileirão não se merecia nada.E Grêmio na Libertadores é justo sim,vindo de 4 vagas,está tudo certo.Só que a forma que a Conmebol fez foi uma forma bem bagunceira,tentou alisar competições e nada fez e se isso não mudar claro que você vai gastar e eu também faço parte desse bolo a gastar tweets,ou palavras falando sobre isso como todo o ano que a competição for disputada.
A Sul Americana esse ano foi fraquinha demais,não tinha um time assim de questão que podia conquistar a competição de fato,até tinha o Avaí para mim,mas o Avaí pagou o tal mico contra o Goiás na Ressacada aí não dá pra dizer muito.
Aliás a Globo hein?Passou pra Goiás e pro Sul o jogo e sem repórter diretamente na Argentina,pra ver o quanto a Globo é.Se o Palmeiras estivesse na final até o Tiago Leifert eles mandariam pra fazer uma espécie de "central da copa" improvisado diretamente.A Globo odeia o Goiás e alguns times que estão fora do eixo que mais interessa a eles.
Agora a Fox Sports e as tvs lá da Argentina não ficam com história de passar um jogo menos para a província tal que acompanha novela ou jornal,quanta diferença!!
Parabéns ao Independiente que merecidamente conquistou o título e buscou atrás tudo e quem se beneficiou com tudo também de um certo modo parabéns.
Futebol é assim!!
Felicitaciones Independiente!!!

Nenhum comentário: