quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pauta interessante vinda de outro blog

A Pauta desta vez não é feita por mim,mas vi essa num blog de tenis,mais precisamente o blog saque e voleio(http://colunas.globoesporte.com/saqueevoleio/2009/10/05/o-pior-numero-1-que-eu-vi).
sendo que essa pauta trata-se desse assunto,que você pode conferir através do link em cima ou disso que vocês vão ler agora.
vejam:
O pior número 1 que eu vi
seg, 05/10/09
por Alexandre Cossenza

Ao navegar na noite deste domingo por sites e blog de tênis, esbarrei em um post com a seguinte pergunta: “Dinara Safina é a pior número 1 da história?”. Fiquei intrigado e comecei a pensar a quem o “título” pertence.
Como eu não gosto de usar o rótulo “da história” - seria superestimar meu conhecimento de tênis - comecei a pensar em quem teriam sido os piores líderes do ranking desde que eu comecei a acompanhar tênis.
Fiz, então, um exercício aqui e peço que vocês façam o mesmo. Usem a caixinha e digam quem foram os piores números 1 que vocês já viram. Ah, e não esqueçam de escrever na caixinha o ano em que começaram a acompanhar tênis. Isso facilitará um bocado as discussões.
Estabeleci 1990 com meu primeiro ano de tênis. De lá para cá, temos os seguintes líderes do ranking, citados abaixo (listas completas podem ser encontradas na Wikipédia, tanto para a
ATP quanto para a WTA):
ATP: Lendl, Edberg, Becker, Courier, Sampras, Agassi, Muster, Ríos, Moyá, Kafelnikov, Rafter, Safin, Kuerten, Hewitt, Ferrero, Roddick, Federer e Nadal.
WTA: Navratilova, Graf, Seles, Sánchez Vicario, Hingis, Davenport, Capriati, Venus, Serena, Clijsters, Henin, Mauresmo, Sharapova, Ivanovic, Jankovic e Safina.
Comecei a brincadeira estabelecendo um critério básico. Minha avaliação foi feita baseada principalmente nas capacidades técnicas e mentais dos tenistas. Considerei também, embora com peso menor, o currículo de títulos e a duração da passagem pelo topo do ranking.
Minha peneira começou com um top 5 de cada circuito, o que já foi difícil. Afinal, ninguém chega por acaso ao topo do ranking. Todos têm sua dose de talento. Na ATP, coloquei Moyá, Ferrero, Roddick, Muster e Ríos. Na WTA, Clijsters, Mauresmo, Ivanovic, Jankovic e Safina.
Destes dez, finalmente escolhi dois. Eles são… Juan Carlos Ferrero e Jelena Jankovic. Foram, obviamente, escolhas difíceis. Entre os homens, fiquei entre Ferrero e Moyá. Na WTA, quase optei por Safina, com Ivanovic na briga.
Meus motivos? Ferrero tem um título de Grand Slam (Ríos, por exemplo, não tem), mas tem um jogo limitado e previsível. O espanhol não tem um saque fantástico, subia pouco à rede, variava pouco. Seu sucesso veio no fundo da quadra, com golpes regulares, que também nunca foram espetaculares. Eu poderia, pelo mesmo critério, ter escolhido Muster, mas o austríaco intimidava os rivais como poucos. Ele ganha no aspecto psicológico também.
Quanto a Jankovic, ela “vence” a disputa porque Safina tem mais potencial. É verdade que a russa tem menos controle emocional, mas sua bola anda mais e seu jogo é mais agressivo. Jankovic até poderia atacar, mas frequentemente opta por esperar erros das rivais. Talvez por isso, jamais tenha vencido um Grand Slam. Não é jogo de número 1.
Agora é sua vez, leitor. Diga quem foi o pior número 1 que você já viu (ATP e WTA). Há margem para várias opiniões diferentes, então a discussão pode ser boa. E não esqueça de dizer seus motivos e o ano em que você começou a acompanhar tênis.
Apenas a título de curiosidade: este post foi escrito na note de domingo. Antes, portanto, de Safina cometer 13 duplas faltas e ser eliminada do WTA de Pequim. Ela, agora, corre o risco de perder a posição atual para a americana Serena Williams.

Aliás o blogueiro que levantou essa pauta e quis puxar para cá isso,ele claro entende bem de tenis e tudo mais.Aí as dúvidas são bem feitas como por exemplo na ATP termos Ferrero,Moyá e até outros.Já na WTA as dúvidas se colocam entre Ivanovic,Safina e até a Arantxa Sánchez Vicário.
Para mim claro os piores de cada uma seria o Moyá ou até o Muster na ATP e na WTA é a Arantxa Sánchez Vicário.
E a sua opinião,qual seria o pior número um na ATP e na WTA dos últimos 10 anos?
você pode responder lá como aqui também,ou nos dois,tá aí a liberdade!
mas achei interessante e resolvi puxar também para cá.

Nenhum comentário: